Após ficar pelo menos três dias em um poço na cidade de Miranda, a 194 km de distância de Campo Grande, um jacaré foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental. O poço tinha cerca de 12 metros de profundidade e fica em um antigo assentamento sem-terra à margem da rodovia MS 339. O resgate aconteceu ontem, quarta-feira (24).
Quem telefonou para os policiais, foi um funcionário da Secretaria de Obras. Com uma corda comprida com laço, a equipe conseguiu capturar o jacaré de cerca 1,20 metro e o colocou em uma caixa de contenção. Como ele não apresentava ferimentos, a equipe realizou a soltura em seguida no Pantanal, distante da cidade, em uma lagoa natural na região conhecida como Arrozal.
A espécie
A espécie resgatada é o chamado Jacaré-do-Pantanal. Este réptil alimenta-se principalmente de peixes e outros vertebrados aquáticos, além de invertebrados como caramujos e insetos, principalmente quando estão na fase jovem.
Fica bem claro que esta espécie interage de uma forma intensa com todo o meio e qualquer degradação que haja pode causar um desequilíbrio, muitas vezes irreversível no ambiente e à espécie.
Vale lembrar que o jacaré-do-pantanal já esteve quase extinto e que, com uma campanha efetiva de proteção (campanhas e educação ambiental), a situação foi revertida.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.