A PF (Polícia Federal) cumpre dois mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão dentro da Operação Geminus, na manhã desta terça-feira (7), em Dourados. O intuito da ação é desarticular organização criminosa dedicada ao transporte de cocaína do Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul.
O esquema é comandado por núcleo familiar instalado nos municípios de Deodápolis e Viamão (RS), utilizava o agronegócio e outras atividades econômicas formais como fachada para ocultar os valores obtidos com o tráfico internacional de drogas. Durante as investigações, iniciadas em agosto de 2019, a Polícia Federal apurou que a organização criminosa movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano.
Ao todo, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 29 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. E são executadas ordens judiciais para o sequestro de 52 imóveis e de 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores, e o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Os bens a serem sequestrados estão estimados em R$ 50 milhões.
(Com informações do Dourados News)