Os presentes mais comuns no quesito primeiro bichinho de estimação viraram problemas nos Estados Unidos. Isso porque, por lá, rejeitados, os peixinhos dourados são abandonados em lagos e viram monstros em lago nos EUA, causando um alerta geral.
Tanto que virou apelo na cidade de Burnsville, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos. O governo local pede que seus moradores não libertem seus peixes de estimação na natureza depois que peixinhos-dourados enormes foram encontrados pelas autoridades.
Os monstros dourados foram encontrados em expedição ao Lago Keller. Conforme especialistas, eles podem contribuir para a má qualidade da água ao mexer em sedimentos e arrancar plantas. “Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagoas e lagos!”, escreveu no Twitter a conta oficial da Prefeitura da cidade.
Em Minnesota é ilegal soltá-los em águas públicas. Um peixe dourado mantido em um aquário doméstico pode atingir um comprimento de até 5,1 cm. Já em águas livres crescem sem medidas se reproduzindo e dominando espécies nativas. Vizinho, o condado de Carver, também em Minnesota, trava a mesma batalha já que 50 mil peixes dourados foram retirados de um riacho em 2020.
Até agora, o maior registro da espécie em águas públicas foi feito no Reino Unido, em 2010, quando um adolescente britânico encontrou um peixe de 2,2 kg de um lago em Dorset.