Um dos mais respeitados virologistas do Japão, Hitoshi Oshitani afirmou, nesta quinta-feira (20), que o país não tem um plano eficaz para receber os Jogos Olímpicos. E, que a cidade de Tóquio não poderia realizar o evento, caso começasse hoje. Sendo, uma crítica ao plano da cidade de combate ao surto do novo coronavírus na região.
Vale lembrar que Tóquio foi uma das poucas regiões do mundo, fora da China, que já registraram a morte de uma pessoa por causa do vírus. “Precisamos encontrar a melhor maneira de ter uma Olimpíada segura. No momento, não temos uma estratégia eficaz, e acho que pode ser difícil ter as Olimpíadas (agora). Mas até o final de julho, podemos estar em uma situação diferente”, lembrou ele.
Acontece que vários especialistas acreditam que o surto tende a diminuir com o passar das semanas. Assim, por essa lógica, os Jogos Olímpicos de Tóquio não seriam tão prejudicados. Há quatro anos atrás, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram prejudicados pelo vírus da Zika. Vários atletas e torcedores cancelaram viagens ao Brasil para participar do evento.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o comitê Organizador local dos Jogos de Tóquio não responderam especificamente o virologista. Mas eles têm dito repetidamente que estão trabalhando em estreita colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar que o surto se propague durante a competição.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com Torcedores)