Times conhecem seus caminhos na Copa do Brasil

Pantanal será estreante de MS na Copa do Brasil -
Foto: Divulgação / Yasmin Soares
Pantanal será estreante de MS na Copa do Brasil - Foto: Divulgação / Yasmin Soares

Com três equipes de MS, torneio tem início no mês que vem

Os três representantes de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2026 já conhecem os possíveis adversários e o caminho inicial na competição. Operário, Ivinhema e Pantanal aparecem no regulamento e na tabela básica divulgados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última terça-feira (6), que definiu datas-base, novo formato e os critérios do torneio.

Ivinhema e Pantanal, vice-campeão e terceiro melhor colocado no Campeonato Estadual 2025, entram na competição já na primeira fase, prevista para os dias 18 e 19 de fevereiro. Sem pontuação no RNC (Ranking Nacional de Clubes), os dois clubes enfrentam, em sorteio, Ji-Paraná-RO ou Independente-AC, com mando de campo também a ser definido. Caso avancem, voltam a campo na segunda fase, marcada para a semana seguinte, 25 e 26 de fevereiro, diante de adversários mais bem posicionados no ranking nacional, que podem ser Fortaleza, Juventude, Atlético-GO, América-MG, Ceará, Cuiabá, Goiás, Sport, CRB, Vila Nova ou Operário-PR.

O atual campeão sul-mato-grossense, Operário, inicia sua campanha diretamente na segunda fase, já que aparece entre os 100 melhores clubes do RNC, na 93° posição. O Galo está no pote E do sorteio e pode enfrentar clubes do pote D, que reúne Sousa-PB, Anápolis-GO, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Gazin Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA.

A terceira fase está prevista para os dias 4 e 5 de março e 11 e 12 de março, ainda em jogo único. Nessa etapa entram os campeões da Copa Verde, Paysandu, Copa do Nordeste, Bahia, e das Séries C e D do Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Barra(SC), respectivamente. A partir da quarta fase, os jogos passam a ser disputados em jogos de ida e volta.

Além dos confrontos, o regulamento traz exigências que impactam diretamente os clubes de Mato Grosso do Sul. Da primeira à quarta fase, os estádios precisam ter capacidade mínima de 4 mil espectadores sentados, além de gramado e iluminação adequados. Hoje, segundo o laudo disponibilizado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o Estádio Saraivão, em Ivinhema, tem capacidade para 2.800 pessoas, enquanto o Estádio Jacques da Luz, utilizado por Operário e Pantanal, comporta 3.216 torcedores, o que pode obrigar os clubes a indicarem outros locais para mando de campo.

Caso os requisitos não sejam atendidos, a CBF tem dreito de remanejar a partida para outro estádio, inclusive fora do Estado, ou determinar a realização do jogo com portões fechados. O regulamento também veda a instalação de arquibancadas provisórias para adequação de capacidade, como aconteceu na partida entre Operário e Criciúma, em 2025.

Neste ano, a Copa do Brasil terá número recorde de participantes, com 126 clubes e 17 estreantes. A decisão do título será em jogo único, no dia 6 de dezembro. O campeão garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2027, enquanto o vice terá lugar na fase preliminar.

Para adequar o calendário dos participantes à competição nacional, o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 começa no dia 18 de janeiro, com o duelo antecipado entre Operário e Pantanal, em Campo Grande. A primeira rodada completa será disputada nos dias 24 e 25 de janeiro, e a final está prevista para 29 de março.

Por Mellissa Ramos

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *