Com três equipes de MS, torneio tem início no mês que vem
Os três representantes de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2026 já conhecem os possíveis adversários e o caminho inicial na competição. Operário, Ivinhema e Pantanal aparecem no regulamento e na tabela básica divulgados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última terça-feira (6), que definiu datas-base, novo formato e os critérios do torneio.
Ivinhema e Pantanal, vice-campeão e terceiro melhor colocado no Campeonato Estadual 2025, entram na competição já na primeira fase, prevista para os dias 18 e 19 de fevereiro. Sem pontuação no RNC (Ranking Nacional de Clubes), os dois clubes enfrentam, em sorteio, Ji-Paraná-RO ou Independente-AC, com mando de campo também a ser definido. Caso avancem, voltam a campo na segunda fase, marcada para a semana seguinte, 25 e 26 de fevereiro, diante de adversários mais bem posicionados no ranking nacional, que podem ser Fortaleza, Juventude, Atlético-GO, América-MG, Ceará, Cuiabá, Goiás, Sport, CRB, Vila Nova ou Operário-PR.
O atual campeão sul-mato-grossense, Operário, inicia sua campanha diretamente na segunda fase, já que aparece entre os 100 melhores clubes do RNC, na 93° posição. O Galo está no pote E do sorteio e pode enfrentar clubes do pote D, que reúne Sousa-PB, Anápolis-GO, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Gazin Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA.
A terceira fase está prevista para os dias 4 e 5 de março e 11 e 12 de março, ainda em jogo único. Nessa etapa entram os campeões da Copa Verde, Paysandu, Copa do Nordeste, Bahia, e das Séries C e D do Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Barra(SC), respectivamente. A partir da quarta fase, os jogos passam a ser disputados em jogos de ida e volta.
Além dos confrontos, o regulamento traz exigências que impactam diretamente os clubes de Mato Grosso do Sul. Da primeira à quarta fase, os estádios precisam ter capacidade mínima de 4 mil espectadores sentados, além de gramado e iluminação adequados. Hoje, segundo o laudo disponibilizado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o Estádio Saraivão, em Ivinhema, tem capacidade para 2.800 pessoas, enquanto o Estádio Jacques da Luz, utilizado por Operário e Pantanal, comporta 3.216 torcedores, o que pode obrigar os clubes a indicarem outros locais para mando de campo.
Caso os requisitos não sejam atendidos, a CBF tem dreito de remanejar a partida para outro estádio, inclusive fora do Estado, ou determinar a realização do jogo com portões fechados. O regulamento também veda a instalação de arquibancadas provisórias para adequação de capacidade, como aconteceu na partida entre Operário e Criciúma, em 2025.
Neste ano, a Copa do Brasil terá número recorde de participantes, com 126 clubes e 17 estreantes. A decisão do título será em jogo único, no dia 6 de dezembro. O campeão garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2027, enquanto o vice terá lugar na fase preliminar.
Para adequar o calendário dos participantes à competição nacional, o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 começa no dia 18 de janeiro, com o duelo antecipado entre Operário e Pantanal, em Campo Grande. A primeira rodada completa será disputada nos dias 24 e 25 de janeiro, e a final está prevista para 29 de março.
Por Mellissa Ramos
/