Timão tenta superar perda do Paulistão com sequência difícil

Duelo com favorito Atlético-MG abre mês de clássicos em meio à maratona

Depois de perder o título paulista nos pênaltis para o rival Palmeiras, o Corinthians volta a campo às 18h15 (de MS) de hoje (11) para iniciar aquela que promete ser a sequência mais difícil da temporada. Pudera, nos próximos 30 dias posteriores ao revés no estadual, o Timão terá seis clássicos em nove jogos a serem realizados pelo Campeonato Brasileiro, sendo dois deles de nível estadual, frente ao São Paulo (dia 30) e a revanche com o Verdão (dia 10/9).

O primeiro capítulo dessa sequência não poderia ser mais ingrato: o Atlético-MG de Jorge Sampaoli, que ratificou o seu favoritismo na competição ao estrear vencendo o temido Flamengo em pleno Maracanã.

Uma estreia mais do que complicada para o time alvinegro, que teve a estreia contra o Atlético-GO adiada por conta da decisão do Paulistão e depois do Galo ainda tem pela frente na sequência o Grêmio, no domingo (15), outro favorito ao título, com duelos tradiconais ante Botafogo (5/9) e Fluminense (13/9) pela frente nos 30 dias que virão.

Por isso, iniciar a campanha com um resultado positivo contra talvez o mais temido dos adversários do momento é crucial para o técnico Tiago Nunes afastar as incertezas que rondam o Parque São Jorge. Após uma curta lua-de-mel com a improvável classificação ao mata-mata do Estadual e o avanço até a final, a derrota para o Palmeiras voltou a azedar a confiança da Fiel. Críticas e até protestos, com faixas na porta do CT alvinegro cobrando raça de jogadores apareceram nos últimos dias.

Para tentar bater o favoritismo do Galo no Mineirão, no entanto, Nunes já sabe que não poderá contar com o lateral-direito e um dos líderes do elenco Fagner, ainda com um inchaço no tornozelo direito, e que ficou em São Paulo para fazer tratamento. O camisa 23 chegou a ser substituído no decorrer da finalissima paulista por conta do problema. Em má fase, Luan, a principal contratação do clube para a temporada, também pode deixar os 11 iniciais. Xodó, o campo-grandense Éderson segue no time. (leia mais soobre Luan ao lado)

O Corinthians deve atuar com Cássio, Michel Macedo, Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel, Éderson e Luan (Araos); Ramiro, Mateus Vital e Jô.

Pelo lado mineiro, a euforia não poderia ser diferente. Mais uma vez, Sampaoli mostrou o estilo que o fez ser admirado no País desde o ano passado, quando levou o Santos a uma segunda colocação final. A vitória diante do rival Flamengo o fez alcançar a marca de melhor início em um clube na carreira, mas mesmo assim o argentino tratou de minimizar o entusiasmo e disse que o resultado “será facilmente esquecido”.

Escalação? Esquece. Assim como no Santos, Sampaoli mantém a tônica no Galo e arma o time de acordo com cada adversário, independente de boa fase e idolatria da torcida. Cada jogo é cada jogo.

A RODADA

A segunda rodada do Brasileirão começa com dois confrontos também às 18h15 (de MS). Em Bragança Paulista (SP), o Bragantino recebe o Botafogo. Mas as atenções estarão voltadas para Athletico e Goiás, em Curitiba (PR). Mais do que o estilo de jogo do Furacão, candidato à boa campanha, o foco é o Esmeraldino, que teve a estreia contra o São Paulo adiada após 11 jogadores serem diagnosticados com a COVID-19. Nos exames preparatórios para o duelo, mais um atleta foi diagnosticado, totalizando 12 desfalques para o técnico Ney Franco.

Depois de festejar o título paulista, o Palmeiras inicia sua trajetória na competição diante do Fluminense, às 20h30 (de MS), no Maracanã. No mesmo horário, outro favorito vai ao campo: o Flamenco duela com o Atlético-GO, em Goiânia, querendo a reabilitação após a derrota na estreia. Antes, às 19h30 (de MS), o Grêmio tenta manter a boa fase diante do Ceará, em Fortaleza (CE), e o Bahia encara o Coritiba, em casa.

(Texto: Rafael Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *