Grupo climático afirma que o torneio deve mudar para março ou novembro
O impacto da fumaça dos incêndios florestais e o calor excessivo têm aumentando os riscos à saúde dos atletas e a probabilidade de interrupções dos jogos do Aberto da Austrália, cresceu. Por essa razão, um grupo climático emitiu um alerta aos organizadores solicitando nova data para o torneio.
No último final de semana, o Centro de Pesquisa em Comunicação sobre Mudanças Climáticas de Monash, divulgou um relatório que mostra que serão necessárias ações mais dramáticas à medida que o clima continue a mudar. As recomendações incluíam estender a duração do Aberto da Austrália. Além disso, sugere a permissão de cancelamento de jogos em caso de calor excessivo e a transferência do evento para novembro ou março.
Segundo o grupo, o relatório “visa instigar as autoridades a reconhecer a ameaça que as mudanças climáticas representam para o tênis. Além de resguardar o esporte no país”. “A Austrália corre o risco de perder o Grand Slam para outra nação com um clima mais adequado”, comentou o ativista, Paul Sinclair, ao The New Daily. Na semana anterior, no torneio de qualificação os jogadores lutaram para lidar com as altas temperaturas. Além disso, o ar poluído pela fumaça de um grande incêndio no país prejudicou o andamento de várias disputas.
Davila Jakupovic retires after suffering a horrendous coughing fit and breathing difficulties in the heavy, polluted air in Melbourne. Awful scenes pic.twitter.com/EPQUlf9DpF
— Simon Briggs (@simonrbriggs) January 14, 2020
“As ameaças à mudança climática podem em breve representar questões financeiras importantes para os organizadores e seus diretores. Além disso, eles podem ser responsabilizados pela Lei das Sociedades por não tratar e reportar adequadamente esses riscos”, diz o documento encomendado pela Australian Conservation Foundation (ACF).
Segundo os pesquisadores da CSIRO, o clima da Austrália aqueceu 1,1 graus Celsius desde 1910. Os números do mostram que os efeitos das mudanças climáticas se tornarão catastróficas caso o clima suba mais 2°Celsius.
A maior corrida de ciclismo do país, a Tour Down Under, em Adelaide, enfrenta desafios semelhantes ao Aberto da Austrália. Segundo o relatório do MCCCRH, nas próximas décadas os efeitos causados pelo clima podem acabar com os torneios de verão.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com Torcedores)