Fórmula 1 desembarca no Brasil nesta semana com homenagens a Ayrton Senna, morto há 25 anos, em 1994.
No próximo domingo (17), dia do GP do Brasil, Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, vai pilotar em Interlagos o icônico modelo MP4/4 usado pela McLaren na temporada de 1988. O evento faz parte de uma série de celebrações para relembrar o tricampeão mundial Ayrton Senna.
O o McLaren MP4/4 é considerado por muitos especialistas como o melhor de todos os tempos. Com este carro Senna conquistou seu primeiro título mundial. No mesmo ano a McLaren obteve 15 vitórias nos 16 GPs disputados (oito com Senna e sete com o francês Alain Prost). A máquina também teve 15 pole positions e ganhou 199 pontos dos 240 em disputa.
Senna e Prost, ao mesmo tempo companheiros e eternos rivais, ocuparam juntos a primeira fila do grid de largada em 12 das 16 provas. O ótimo desempenho do carro garantiu à McLaren o título do Mundial de Construtores e as duas primeiras posições no Mundial de Pilotos daquele ano de 1988.
Para conferir a apresentação de Bruno Senna, os fãs devem chegar mais cedo ao autódramo de Interlagos, às 12h05, duas horas antes da largada do GP do Brasil de Fórmula 1.
Durante todo o fim de semana, o carro também ficará exposto no Setor H do autódromo. O espaço terá exposição com capacete, macacões, troféus e outros itens do acervo do Instituto Ayrton Senna, além de réplica do kart usado pelo piloto no começo da carreira.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Esporte ao Minuto)