A seleção brasileira masculina de ginástica artística cumpriu seu objetivo no Mundial que está sendo disputado em Stuttgart (Alemanha) e conseguiu a tão sonhada vaga olímpica. Nesta segunda-feira (7), após as duas primeiras rotações do dia, só EUA, China e Japão ultrapassaram o Brasil. Com isso, não há mais risco de a equipe brasileira terminar a competição abaixo da 12ª colocação.
O Brasil competiu no domingo (6), primeiro dos dois dias de eliminatórias masculinas, e somou 247,236 pontos, só ficando atrás de Rússia e Taiwan. Agora aparece na sexta colocação. Como outras seis equipes ainda vão competir, na pior das hipóteses o Brasil cai para 12º lugar, ainda dentro da zona de classificação.
Com a vaga olímpica, o Brasil passa a ter direito de levar quatro ginastas para Tóquio-2020, que poderão competir por todas as medalhas, incluindo a prova por equipes. Os convocados só serão definidos no ano que vem, mas hoje os favoritos são Arthur Zanetti, Chico Barretto, Arthur Nory e Caio Souza, que formam a base da seleção em Stuttgart. Na fase de classificação, Lucas Bittencourt foi o pior brasileiro – no Mundial a equipe tem cinco atletas. (Uol)