Nessa segunda-feira (18), durante uma reunião por videoconferência, clubes da Inglaterra decidiram o retorno de treinos, porém com grupos pequenos, a partir de amanhã (19).
“Os acionistas da Premier League [entidade que organiza o Campeonato Inglês] votaram hoje, por unanimidade, pelo retorno dos treinos em pequenos grupos a partir da tarde de amanhã, o primeiro passo para reiniciar a Premier League, quando for seguro”, diz o comunicado.
Segundo a Premier League: “O primeiro passo do protocolo de retorno aos treinos permite que as equipes treinem, mantendo distanciamento social. O treinamento com contato ainda não é permitido. Esta primeira etapa foi acertada em consulta com jogadores, dirigentes, médicos de clubes da Premier League, especialistas independentes e Governo. Protocolos médicos rigorosos do mais alto padrão garantirão que todos retornem aos treinos no ambiente mais seguro possível. A saúde e o bem-estar de todos os participantes são a prioridade da Premier League, e o retorno seguro ao treinamento é um processo passo a passo”.
No final da última semana foi dado outro sinal de que a competição pode estar no caminho do reinício, quando o secretário de Internet, Cultura, Mídia e Esporte do governo britânico, Oliver Dowden, afirmou que o Governo está “abrindo a porta” para o futebol voltar no próximo mês.
“O Governo está abrindo a porta para o futebol voltar com segurança em junho. Isto deveria incluir ampliar o acesso para torcedores verem cobertura ao vivo e fazer com que as finanças da retomada dos jogos sustente a família do futebol como um todo”, declarou o líder político naquela oportunidade.
(Texto: Inez Nazira com informações da Agência Brasil)