O 9º Campeonato de Pesca Esportiva de Porto Murtinho “a 473 km da Capital ” concentrará os amantes da modalidade na beira do Rio Paraguai neste fim de semana. Entre hoje (01) e domingo (03) cerca de 110 equipes de todo Estado vão percorrer uma extensão de 1,2 km praticando a pesca e solte em um dos maiores torneios em água doce do país.
No primeiro dia, a população presenciará apenas a festa de abertura. No sábado, a partir das 8h, acontece o torneio de pesca infantil e juvenil, para crianças e jovens entre 6 e 15 anos, no Porto Geral. Os participantes ficam na beira do rio e terão duas horas para tentar se destacar. As corridas de chalanas e barcos encerram o dia em frente ao porto.
A pesca embarcada é a mais esperada pelos competidores. As equipes se reunirão no domingo, em embarcações de pelo menos 4,5 metros, com até três pessoas cada, e percorrerão a orla da cidade. A prova terá a duração de cinco horas e será acompanhada por oito árbitros e dez fiscais, que devem conferir os peixes fisgados e confirmar a pontuação de cada grupo.
Além de desportiva, a programação contará com atrações culturais, como os shows gratuitos de João Paulo, no primeiro dia, Loubet, no segundo e Vitor Gregório e Marco Aurélio para fechar o terceiro dia.
A competição marca o fim da pesca de 2019, já que o período de defeso inicia dia 5 e se estende até dia 28 de fevereiro do próximo ano. (com assessoria)
O que é o período de defeso?
Todos os anos, os estados brasileiros determinam um período em que a pesca se torna proibida, ou, pelo menos, limitada, para respeitar a Piracema. Os períodos podem variar em cada região, já que os rios pertencem a bacias diferentes. Nesse intervalo os peixes sobem os rios em numerosos cardumes na direção das cabeceiras para reprodução. Em Mato Grosso do Sul, a resolução estadual, editada em 2011, prevê apreensão de todo material (barco e equipamentos) além de multa, que varia de acordo com a espécie do peixe.
(Texto: Danielle Mugarte)