Pantanal e Operário fazem jogo das SAFs em Estadual

Equipes se reencontram após semifinal do torneio local de 2025. Foto: Rodrigo Moreira FFMS
Equipes se reencontram após semifinal do torneio local de 2025. Foto: Rodrigo Moreira FFMS

Sul-Mato-Grossense começa neste domingo com partida da 7ª rodada

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026 começa neste domingo (18) com confronto que reúne ingredientes inéditos no futebol do Estado. Pantanal e Operário entram em campo às 16h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

Além de serem os únicos representantes da Capital no Estadual, os clubes também fazem história fora das quatro linhas. A Portuguesa local se tornou SAF em novembro de 2024, enquanto o Galo anunciou oficialmente sua transformação em dezembro do ano passado, os tornando as duas primeiras Sociedades Anônimas do Futebol de Mato Grosso do Sul.

Agora ex-Lusa, o Pantanal chega para a temporada após uma rápida ascensão no cenário estadual. Em seu primeiro ano de projeto, conquistou o título da série B e, desde então, se manteve entre os protagonistas do esporte sul-mato-grossense, com o segundo lugar na primeira fase da Série A de 2025, eliminado apenas na semifinal, justamente para o adversário deste domingo.

Em 2026, o clube dá mais um passo em seu planejamento ao disputar, pela primeira vez, a Copa do Brasil. “Dois anos seguidos chegamos à semifinal e, novamente, estamos trabalhando para figurar entre os primeiros. Respeitamos todas as equipes, mas temos um grande elenco”, afirmou o presidente Mazinho Ribeiro, durante a apresentação do elenco na sexta-feira (16).

O diretor-executivo Lucas Dolzan reforçou que o Pantanal estará entre os favoritos. “Talvez seja o campeonato mais difícil da história do Estadual, mas vamos brigar pelo título”, disse.

No comando técnico, Glauber Caldas vive um dos projetos mais longos da carreira. Ele destacou o envolvimento com o clube. “Abracei o projeto do Pantanal e agora não penso em sair mais. Estamos construindo um clube e uma história. Os atletas confiaram e podem ter certeza que será uma grande temporada”, afirmou.

Questionado sobre a rivalidade, o técnico do Pantanal, Glauber Caldas, afirmou que estreia é um jogo importante, porém deve ser tratada como mais uma partida de três pontos dentro de uma primeira fase com nove rodadas. Já o volante Jean avaliou que o duelo abre um novo capítulo no Estadual, ressaltando que, apesar do clima de clássico, o objetivo principal é manter regularidade desde o início para garantir a classificação à semifinal.

O Operário

Do outro lado, o atual campeão também chega reformulado para a estreia. O técnico Paulo Massaro, de 43 anos, apresentado no início de dezembro, comandou a pré-temporada em Sidrolândia e avaliou positivamente a preparação da equipe.

Em declaração divulgada pelo clube, o treinador destacou o trabalho realizado até o momento. “Estou muito satisfeito com tudo que foi feito. Conhecemos as características do grupo dentro e fora de campo e agora é ajustar os detalhes finais para chegar forte na estreia”, afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais do clube.

Federação aposta em ‘grande campeonato

A expectativa para a abertura do campeonato também foi destacada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). O presidente, Estevão Petrallás, avaliou que a competição tende a ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. “Os clubes vêm se preparando e se organizando. A Federação também trabalha para que tudo saia dentro do planejado. Tenho certeza de que vamos ter um grande campeonato”, disse à Federação.

A entidade realizaria sábado (17), na Câmara de Campo Grande, evento de abertura do torneio.
Em sua 48ª edição, o Campeonato será disputado por dez equipes com o jogo final dia 29 de março de 2026, segundo a federação estadual.

Por Mellissa Ramos 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *