O Palmeiras foi derrotado por 3 a 0 pela LDU, nesta quinta-feira (23), no Estádio Casa Blanca, em Quito, e complicou sua situação na semifinal da Copa Libertadores. Os gols da equipe equatoriana foram marcados por Gabriel Villamil, duas vezes, e Lisandro Alzugaray, em cobrança de pênalti polêmico. Com o resultado, o Verdão precisará vencer por três gols de diferença na partida de volta, no Allianz Parque, para levar a decisão para os pênaltis.
O início de jogo foi de pressão dos donos da casa, que aproveitaram a altitude e o apoio da torcida para dominar o meio-campo. O goleiro Carlos Miguel salvou o Palmeiras em duas defesas importantes, mas aos 16 minutos Villamil abriu o placar após erro de corte de Khellven e passe de Quiñónez. Dez minutos depois, Andreas Pereira cometeu pênalti em Alzugaray, que converteu com categoria. Ainda no primeiro tempo, aos 46, Villamil marcou novamente após driblar Murilo e receber assistência de Ramírez, ampliando a vantagem para 3 a 0.
No segundo tempo, o técnico Abel Ferreira tentou mudar o panorama com as entradas de Jefté e Felipe Anderson, além de reforçar o ataque com Agustín Giay e Ramón Sosa. O Palmeiras passou a ter mais posse de bola e criou oportunidades, mas esbarrou na forte marcação equatoriana e nas boas defesas de Domínguez. A melhor chance veio aos 38 minutos, quando Sosa recebeu livre, mas finalizou fraco.
Mesmo com um jogador a mais nos minutos finais — após a expulsão de Ramírez por falta violenta em Giay, o Verdão não conseguiu diminuir o placar. Vitor Roque ainda teve duas boas oportunidades, aos 24 e aos 42 minutos, mas desperdiçou as finalizações. O time brasileiro mostrou dificuldade para se adaptar à altitude e falhou na transição ofensiva.
Agora, o Palmeiras volta as atenções ao Brasileirão, onde enfrenta o Cruzeiro neste domingo (26), às 20h30, antes do jogo decisivo contra a LDU, marcado para quinta-feira (30), às 21h30, no Allianz Parque. A equipe de Abel Ferreira precisa de uma atuação perfeita em casa para seguir viva na busca pelo tetracampeonato continental.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Por atraso na liberação de recursos, Prefeitura de Corumbá adia Pantanal Extremo para 2026