A geração mais nova do judô sul-mato-grossense marcará presença na edição 2019 do Campeonato Brasileiro Sub-13. A delegação composta por 22 atletas e 7 técnicos desembarcou ontem (15), em Curitiba (PR).
Ao todo, 362 atletas de todo o país se reúnem no Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, conhecido como “Tarumã”.
Metade das categorias luta no sábado e a outra metade no domingo. Além dos pontos no ranking nacional, os atletas vão em busca de uma vaga no Campeonato Pan-Americano da classe, que será disputado em novembro, no México. Se classificam o campeão e o vice de cada categoria.
Neste ano, a categoria masculina mais disputada é a meio- -médio (42 kg), com 27 judocas. A equipe local terá dois atletas nessa categoria: Daniel Soares, do Judô Funlec, e Guilherme Koshikene, do Judô Rocha/ Rádio Clube.
O mesmo serve para a categoria feminina, com 24 meninas nessa faixa de peso. Quem tentará a sorte é a judoca Maria Eduarda Chimenes, também da Funlec.
A categoria é a primeira classe oficial da CBJ (Confederação Brasileira de Judô). É nesta fase que os atletas começam a sentir o gosto de participar das competições oficiais e a tomar um gosto mais profissional na modalidade.
“Muitos deles têm o sonho de integrar a seleção brasileira e os primeiros passos começam agora, nessa fase”, afirma o técnico oficial da delegação, Clayton Rojas. (Danielle Mugarte)