Mato Grosso do Sul fechou a 13ª edição da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares com 93 medalhas e na 10ª classificação geral, com 184 pontos. A delegação sul-mato-grossense participou de seis das 12 modalidades da maior competição paradesportiva escolar do mundo, realizada de 19 a 22 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.
Ao todo, mais de 1,2 mil paratletas estiveram na capital paulista. A equipe sul-mato-grossense foi composta por 74 paradesportistas e 41 membros do estafe. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), todas as unidades da Federação enviaram representantes para o evento.
O atletismo sul-mato-grossense conquistou 51 medalhas, 26 ouros, 17 pratas e oito bronzes, e terminou na sexta colocação geral do quadro de condecorações. Os 28 atletas da modalidade conseguiram colocar o Estado em quarto lugar por Pontuação Geral Escolar, com 640 pontos. O destaque vai para os 10 recordes escolares batidos pelos paradesportistas de Mato Grosso do Sul.
A natação foi a segunda modalidade que mais faturou medalhas. Ao todo foram 21 medalhas, sendo 10 ouros, oito pratas e três bronzes, que colocaram o Mato Grosso do Sul em nona colocação entre os estados. Na disputa por pontuação geral escolar, a equipe sul-mato-grossense composta por 13 nadadores encerrou a competição na 13ª posição, com 162 pontos.
O tênis de mesa finalizou as disputas das Paralimpíadas com 10 medalhas, um ouro, cinco pratas e quatro bronzes na bagagem. Com oito atletas, MS somou 53 pontos e encerrou a competição na quarta colocação por Pontuação Geral Escolar.
Os judocas sul-mato-grossenses buscaram seis medalhas, sendo dois ouros, uma prata e três bronzes nos tatames do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O resultado fez com que o Estado terminasse em quinto lugar por Pontuação Geral Escolar, com 34 pontos. No total, cinco atletas levaram o nome de Mato Grosso do Sul nas disputas.
A bocha paralímpica somou três medalhas, um ouro, uma prata e um bronze. Mato Grosso do Sul, representado por sete atletas, encerrou sua participação nas Paraesc 2019 como vice-campeão na classificação por Pontuação Geral Escolar, ao obter 37 pontos. O Distrito Federal, com 57, foi o primeiro colocado e Minas Gerais, somando pontos 26, ficou com o terceiro lugar.
Os atletas sul-mato-grossenses estrearam a todo vapor no parabadminton. A modalidade, originada na Índia e praticada com raquete e birdie (espécie de peteca), foi incluída pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares. Mato Grosso do Sul fechou a competição com duas medalhas, um ouro e um bronze e, 23 pontos, que o colocaram na quarta colocação por Pontuação Geral Escolar. A equipe teve quatro atletas.
A edição 2020 do evento paradesportivo está marcada e deve acontecer entre os dias 23 a 28 também no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.
(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)