MS brilha no judô e chega a 24 pódios em Jogos no DF

Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 -  Local: CICB  - Cerimonia de Premiação do Judo -  Feminino - 40KG - Ouro: Anna Mendes (MS) , Prata: Beatriz Dalsochio (SC), Bronze: Laryssa Santos (RN) e Julia Martins (RJ) - Foto:Wagner Araújo / COB - IG: @wags.photo / @timebrasil
Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 - Local: CICB - Cerimonia de Premiação do Judo - Feminino - 40KG - Ouro: Anna Mendes (MS) , Prata: Beatriz Dalsochio (SC), Bronze: Laryssa Santos (RN) e Julia Martins (RJ) - Foto:Wagner Araújo / COB - IG: @wags.photo / @timebrasil

Estado ocupa a 7ª colocação no quadro geral de competição estudantil

O terceiro e último bloco dos Jogos da Juventude começou no domingo (21), em Brasília, e já trouxe novas conquistas para Mato Grosso do Sul. O destaque ficou para o judô, com a medalha de ouro de Anna Clara Alegre, na categoria até 40kg. A sul-mato-grossense superou o Paraná nas oitavas, Sergipe nas quartas e o Rio Grande do Sul na semifinal. Na decisão, bateu a catarinense Beatriz Dalsochio com um ippon e colocou o Estado no topo do pódio.

O judô ainda garantiu outras quatro medalhas de bronze. Maria Miziara, na categoria até 48kg, venceu o Rio Grande do Norte e o Ceará, mas caiu nas quartas diante do Rio de Janeiro. Na repescagem, passou pelo Rio Grande do Sul e conquistou o lugar no pódio ao derrotar a mineira Hadassah Cristina com um ippon. Na categoria até 52kg, Maria Gabrielly Silva também teve campanha sólida: venceu Amazonas, Santa Catarina e Minas Gerais, perdeu na semifinal para São Paulo, mas reagiu ao bater a gaúcha Anielly Almeida na disputa do bronze.

Entre os meninos, Kauã Yonaha (até 50kg) venceu Tocantins e Paraná, caiu na semifinal contra o Rio Grande do Sul e superou o amazonense Guilherme Moreira na luta pela medalha, conquistando o bronze com um wazari. Já André Lucas Dodero (até 60kg) avançou até a semifinal após vitórias sobre Pernambuco e Piauí, mas perdeu para o Rio Grande do Sul. Na disputa pelo terceiro lugar, derrotou o paulista Matheus Aramaki, também por wazari.

No handebol, Mato Grosso do Sul começou com duas vitórias no masculino, que disputa a segunda divisão, contra Goiás (27 a 24) e Maranhão (27 a 22). O time feminino também venceu na estreia, superando o Ceará por 26 a 23.

No voleibol, a equipe feminina da segunda divisão manteve 100% de aproveitamento na fase de grupos, com vitórias sobre Roraima e Rondônia, por 2 sets a 0. O masculino perdeu para o Ceará na estreia e enfrentaria o Distrito Federal na noite de segunda-feira.

O badminton também registrou bons resultados, com vitórias importantes na segunda divisão. No simples feminino, Eloyse Sena avançou às quartas de final após superar adversárias do Ceará, Rondônia e Pará. No masculino, Paulo André Leite derrotou Pará e Paraíba, e garantiu vaga entre os oito melhores. Nas duplas mistas, Lauriane de Oliveira e Anthony Falcão venceram o Espírito Santo e chegaram às oitavas de final, assim como Paulo André e Eloyse, que também avançaram uma rodada. As duplas femininas e masculinas venceram Roraima por 2 a 1 e seguem vivas no torneio.

O taekwondo teve participação discreta. Thays Henrique (até 55kg) venceu nas oitavas contra Rondônia, mas foi eliminada por São Paulo nas quartas. Yumi Rodrigues (acima de 63kg) caiu para o Ceará ainda na estreia. No masculino, Jheferson Glaciel (até 73kg) e Pedro Henrique Aquino (acima de 73kg) venceram na primeira rodada, mas pararam nas oitavas. Luiz Henrique Rodrigues (até 55kg) foi derrotado pelo Distrito Federal logo na estreia.

Até o fechamento desta edição, Mato Grosso do Sul soma 24 medalhas e ocupa a sétima colocação no quadro geral, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Maranhão e Rio Grande do Sul. O Estado conquistou até agora oito ouros, sendo quatro na natação (100m costas, 50m peito e 200m costas, todos no masculino), um no atletismo (400m masculino), um no tênis de mesa (dupla mista), um no ciclismo de estrada em circuito, um no vôlei de praia e agora o judô feminino até 40kg.

O Estado conta ainda com três pratas (duas na natação e uma no atletismo) e 13 bronzes, distribuídos entre natação, atletismo, tênis de mesa, wrestling, águas abertas, basquete e judô. O futsal feminino, que garantiu o ouro na segunda divisão, não entra na lista, por não ser um título da divisão de elite.

As disputas seguem nesta terça-feira (23), com chances de Mato Grosso do Sul ampliar a coleção de medalhas e se consolidar entre os dez melhores Estados do país na competição.

Por Mellissa Ramos

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *