Foi no beach wrestling (luta de praia) que Mato Grosso do Sul conquistou, no domingo (1°), a primeira medalha nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) de Praia 2022, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE) . E foi de ouro: Amanda Lima Leal dominou as disputas e não encontrou dificuldades.
O evento, que teve início no dia 29 de abril e vai até terça-feira (3).
O wrestling de Mato Grosso do Sul é uma das potências do país e Amanda intensificou nos últimos meses sua preparação para disputar pela primeira vez a versão de areia da modalidade. Para ser campeã, a atleta de 21 anos deixou para trás adversárias de quatro instituições: UniFatecie (ES), UFS (SE), Universidade Nilton Lins (AM) e Unifor (CE).
A delegação do Estado, composta por 43 atletas, é coordenada pela FUEMS (Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul), disputa sete modalidades: basquete 3×3, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto. O evento, organizado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), ainda tem beach soccer, futevôlei e futmesa.
Participam dos JUBs Praia 2022 estudantes-atletas de cinco instituições de ensino superior (IES) do estado: Unigran Capital (Centro Universitário da Grande Dourados – Polo Campo Grande), FESCG (Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).