Justiça do Trabalho promove 3º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas em Campo Grande

Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas (1920 x 1080 px)

O TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), em parceria com o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) e o Conselho do Trabalho Decente e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realiza, entre os dias 26 e 28 de setembro, o 3º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas. Os jogos acontecerão na Praça do Estrela do Sul, em Campo Grande.

A competição reunirá seis equipes formadas por jovens indígenas das cidades de Campo Grande, Dourados, Bodoquena, Miranda, Sidrolândia e Aquidauana. Divididos em duas chaves, os times disputarão partidas eliminatórias até a grande final. O torneio começa no dia 26 de setembro, às 17h, com jogos que seguem nos dias 27 e 28, nos períodos da manhã e da noite.

Como parte da programação do torneio, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT/MS realiza no dia 26, no prédio-sede do Tribunal, o evento “Construindo Pontes para o Futuro: Estratégias e Parcerias no Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem”. A atividade contará com palestras, painéis temáticos e apresentações culturais.

Entre os palestrantes estão a sargento da Polícia Ambiental Vânia Delgadoli Marques, que falará sobre o papel da aprendizagem socioambiental na construção de um futuro sustentável; os auditores-fiscais do Trabalho Paulo Marini e Douglas Ferreira Santos, e o assessor técnico do Programa de Combate ao Assédio e à Discriminação no Trabalho, Eleno Rodrigues de Souza, que participam do painel “Superando desafios: a aprendizagem como instrumento de transformação social e econômica”; o médico nutrólogo e diretor-presidente da Funesp, Sandro Trindade Benites, que abordará a prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas; além da juíza Déa Maria Brandão Cubel Yule, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, da procuradora-chefe do MPT/MS, Gabriela Cardoso, e do superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Moraes Cantero, que debaterão no painel “O papel das instituições no combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem”.

O torneio busca não apenas estimular a prática esportiva entre os jovens indígenas, mas também fortalecer o diálogo com as comunidades e reforçar políticas públicas de inclusão e cidadania. Esta é a quarta edição consecutiva promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, sendo três voltadas ao público masculino (2022, 2023 e 2025) e uma feminina (2024). Nas edições anteriores, o evento reuniu 416 atletas e 110 membros da comissão técnica. Nesta edição, seis equipes masculinas participarão, totalizando 120 jovens indígenas e 30 integrantes da comissão técnica, oferecendo mais oportunidades de desenvolvimento e convívio para todos os envolvidos.

Serviço
3º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas;
Local: Praça do Estrela do Sul;
Endereço: Rua Madame Butterfly 282 – Bairro Coronel Antonino;
Data: 26, 27 e 28 de setembro.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *