A edição 2019 dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), em Salvador (BA), está no terceiro dia de competições e Mato Grosso do Sul já acumula três medalhas, todas conquistadas no tatame. Ontem (24), o judoca Yuri Lourenço se consagrou vice-campeão na categoria 66kg. No dia anterior, Ayhan Zanella (90 kg) e Ana Carla Rios (63kg) conquistaram o bronze.
O medalhista de prata venceu as três primeiras lutas, mas foi surpreendido na final. Ele lutou contra o baiano Diego Santos. Alessandro Nascimento, técnico oficial, elogiou o desempenho do campeão pan-americano da modalidade. “O Yuri lutou a final com um atleta que é titular da Seleção Brasileira, mas nos representou muito bem nos quatro minutos de luta. Estava empatado até o menino conseguir imobilizar ele”, conta.
Ana Carla demonstrou que tinha grandes chances de colocar o ouro no peito. Ela venceu as duas primeiras lutas por ippon (golpe perfeito). Nas oitavas, bateu a amazonense Evellen Soares e nas quartas, a mato-grossense Kassia de Morais. A derrota veio na semifinal, contra a paulista Gabriela Moraes, em um golpe sofrido já no tempo extra da luta.
Na disputa pelo bronze superou Luiza Mota, do interior paulista. Há poucos anos a atleta passou por três cirurgias no joelho. Com isso, a atleta ainda tenta recuperar a confiança. “Quem tem uma lesão sabe que não é fácil, tem o fator psicológico, morro de medo de me machucar de novo. “Eu sei que dava pra ter garantido o ouro, eu dei o meu melhor, o que eu podia”, ressalta Alessandro.
Já Ayhan, estreou com vitória contra Rafael Alves, de Pernambuco, e nas quartas se saiu melhor contra o paraibano Tawan Medeiros. O revés veio na semifinal, quando Matheus de Assis aproveitou a desatenção do atleta e deu o golpe da vitória. Contudo, ele conseguiu reverter a situação após superar Mauro de Mora, na capital carioca. “No judô, a luta é definida por detalhes e infelizmente cometi um erro. Se não tivesse o feito, a medalha acima certamente viria”, diz o atleta.
Para Alessandro, a dupla tinha chance de chegar à final. “Por conta de um ou outro detalhe, deram uma cochiladinha e vacilaram. Quando foram disputar os bronzes chegaram muito perto. A Ana, por exemplo, no tempo extra. Se ela passasse a semifinal as chances de ser campeã era muito grande”, afirma o técnico.
Outros seis judocas viajaram para lutar. Todos já passaram pelos tatames, mas apenas os três medalharam. Yasmin Maruyama (78kg) e Gabriela Paliano (78kg), encerraram a competição em quinto lugar. Carlos Salles (81kg), Caike Abreu (100 kg) e Maria Fernanda Sabbo (57 kg) não obtiveram colocação oficial. Amanhã, último dia de competição para o judô, acontece a disputa por equipes.
O futsal da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) já fez três jogos. As meninas venceram a primeira partida por 5×3, contra Roraima. Já os meninos perderam os dois primeiros jogos, por 3×2 contra Goiás e 3×7 contra o Pará.
(Texto: Danielle Mugarte com informações da Fundesporte)