O tênis de mesa sul-mato-grossense encerrou as disputas da 13ª edição das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo-SP, com 10 medalhas na bagagem. Destas, uma foi de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. As condecorações colocaram Mato Grosso do Sul no quarto lugar por Pontuação Geral Escolar, com 53 pontos.
A competição teve início no dia 19 e terminou em 22 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, maior complexo paradesportivo da América Latina. A delegação do tênis de mesa, foi composta por oito atletas, dois técnicos e um auxiliar técnico.
O técnico Diego Vidal avalia a participação do Estado e a importância de competir no maior evento paradesportivo para atletas em idade escolar do mundo. Ele acredita que a presença anual na etapa nacional das Paraesc, demonstra que pessoas com deficiência, muitas vezes julgadas como incapazes de ter realizações significativas, também conseguem progredir. “As pessoas infelizmente têm uma cultura de achar que a pessoa com deficiência não pode e não deve ter realizações, e limita as ações, a própria família às vezes faz isso. O nosso trabalho aqui é progredir, soltar, liberar, tentamos mostrar para eles que são capazes”.
Atualmente o técnico desenvolve o tênis de mesa para crianças e jovens na Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira, na Vila Santo Eugênio, em Campo Grande, ele pontua que Mato Grosso do Sul tem ganhado destaque dentre os outros Estados do Brasil. “Nas Paralimpíadas conversei bastante com profissionais de outros estados e vemos que, neste patamar, estamos avançados, porque Mato Grosso do Sul é o único Estado que tem o esporte oferecido dentro das escolas. Os outros atletas são treinados em clubes nas demais unidades da Federação”, ressalta Vidal.
Confira abaixo as medalhas conquistadas:
Ouro
Classe C1A5 feminino: SC/MS/MG (por equipe)
Prata
Classe C11 feminino: MS/MA (por equipe)
Beatriz Castro – categoria B – C7 (individual)
Larissa Costa – categoria A – C4 (individual)
Raffaela Oliveira – categoria B – C11 (individual)
Bianca Ferrari – categoria A – C8 (individual)
Bronze
Classe C1A5 masculino: MS/ES/MT (por equipe)
Matheus Moreira – categoria A – C8 (individual)
Guilherme Gonzalez – categoria B – C8 (individual)
Paulo Sérgio Júnior – categoria B – C5 (individual)
(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)