Após uma fala racista de Nelson Piquet contra o piloto Lewis Hamilton, o britânico respondeu, em sua redes sociais a fala do ex-automobilista brasileiro.
O que Nelson Piquet disse
Nelson Piquet utilizou o termo “neguinho” ao se referir ao Heptacampeão Lewis Hamilton. O contexto se deu após um incidente envolvendo o Inglês. O incidente em questão se deu no começo da prova, em julho passado. Hamilton, vindo da segunda colocação, tocou na roda traseira esquerda de Verstappen; com o impacto, o holandês perdeu a direção do carro e bateu, abandonando a prova.
Após o episódio, ex-piloto brasileiro utilizou o termo racista ao analisar o começo da prova.
“O ‘neguinho’ meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, “aqui eu arranco ele de qualquer maneira”. O “neguinho” deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem.” Disse Nelson Piquet.
Resposta de Hamilton
O piloto respondeu em português o ato racista. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, postou Hamilton no Twitter.
Vamos focar em mudar a mentalidade
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, acrescentou o piloto inglês.
Após os tweets, Hamilton ainda repercutiu uma das respostas ao seu tweet
Imagine https://t.co/jzRsAI2uuA
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Na ocasião, o internauta diz: “”E se Lewis Hamilton apenas tweetar: ‘Quem diabos é Nelson Piquet”.
Repercussão
A Formula 1, a FIA e também a Mercedes, escuderia defendida por Hamilton, condenaram a fala de Nelson Piquet.
“A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade com Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”, disse a entidade.
“Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”, escreveu a Mercedes — exaltando os feitos de Hamilton contra o racismo no esporte.
“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito”, diz o comunicado da F1. Seus esforços incansáveis e e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1″, reforça o comunicado da F1.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.