Futebol MS: Mudança na Copa do BR ajuda Ivinhema e Pantanal

Elenco do Ivinhema em preparação para o torneio local, que começa no fim de semana - Foto: @clavaphotos/reprodução
Elenco do Ivinhema em preparação para o torneio local, que começa no fim de semana - Foto: @clavaphotos/reprodução

Nova regra da CBF reduz capacidade mínima em estádios na 1ª fase; Operário segue com indefinição

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na terça-feira (20) o novo regulamento específico da Copa do Brasil 2026, com alteração na exigência mínima de capacidade dos estádios para a primeira fase da competição. O número caiu de quatro para dois mil lugares, mudança que beneficia os clubes sul-mato-grossenses que entram na fase inicial do torneio.

Pela nova regra, os estádios da 1ª fase precisam ter capacidade mínima para 2 mil espectadores sentados, além de gramado e iluminação adequados. Vice-campeão estadual em 2025, o Ivinhema poderá mandar seu jogo em casa, no Estádio Saraivão, que comporta cerca de 2.800 torcedores, segundo o último laudo divulgado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), para o campeonato estadual. O mesmo ocorre com o Pantanal, terceiro colocado, que utiliza o Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, com capacidade para 3.216 pessoas. Ambos entram na Copa do Brasil já na fase inicial, prevista para os dias 18 e 19 de fevereiro.

A situação é diferente para o Operário, atual campeão. Segundo a nova regra, da 2ª fase até a 4ª, no entanto, a exigência volta a ser de 4 mil lugares. O clube inicia sua participação justamente na segunda fase, por figurar entre os cem primeiros colocados do RNC (Ranking Nacional de Clubes), onde ocupa a 93ª posição.

Jogar de portões fechados?
Como o Estádio Jacques da Luz não atende a essa exigência, o Operário, neste momento, não pode mandar seu jogo em Campo Grande. Caso não encontre uma solução, o clube poderá ser obrigado a levar a partida para outro estádio. Entre as opções no interior do Estado estão o Ninho da Águia, em Rio Brilhante, casa do Águia Negra, com capacidade de 5 mil pessoas, e o Estádio Douradão, em Dourados, que comporta 4 mil torcedores. Porém, atualmente, nenhum deles está liberado para suportar a capacidade mínima exigida pela CBF para a segunda, terceira, e quarta fases.

As outras opções dispostas no regulamento atual da CBF para a Copa do Brasil são disputar a partida fora de Mato Grosso do Sul, ou realizar o confronto com portões fechados, conforme previsto no regulamento da CBF.

A reportagem procurou o Operário para saber quais alternativas estão sendo estudadas, como o uso de estádios do interior ou até mesmo a possibilidade de utilizar o Estádio Morenão, já que a partida está prevista para a última semana de fevereiro. Em breve resposta, o clube informou que, “por ora não vamos entrar neste mérito. Iremos entender o caso e fazer as devidas consultas com a CBF”.

Por Mellissa Ramos

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *