FPF revoga proibição e autoriza retorno da Gaviões da Fiel aos estádios até 2026

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A FPF (Federação Paulista de Futebol) revogou, na tarde desta sexta-feira (23), a proibição que impedia a presença de integrantes e instrumentos identificados da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, nos estádios do Estado de São Paulo. Com a decisão, a organizada está liberada para acompanhar as partidas até o fim de 2026.

A restrição havia sido imposta em 10 de dezembro de 2025, após recomendação do MP-SP (Ministério Público de São Paulo). Na ocasião, a FPF determinou que torcedores não poderiam entrar nos estádios portando instrumentos musicais, vestimentas e adereços que identificassem a Gaviões da Fiel durante os jogos realizados no estado.

Motivo da proibição

A decisão inicial ocorreu após uma briga generalizada registrada na região central da capital paulista, depois do clássico entre Corinthians e São Paulo, disputado na Neo Química Arena, no dia 20 de novembro. Os envolvidos foram identificados como integrantes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Torcida Independente.

À época, os promotores Daniela Hashimoto e Roberto Bacal, do MP-SP, afirmaram que o episódio reforçou a necessidade de afastamento das organizadas dos estádios como medida preventiva para garantir a segurança dos eventos esportivos.

Além desse caso, em abril de 2025, a Gaviões da Fiel e outras cinco torcidas organizadas ligadas ao Corinthians também haviam sido proibidas de frequentar estádios após incidentes envolvendo o uso de sinalizadores durante a final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras. Essa punição vigorou até 29 de outubro, quando a FPF voltou a autorizar o retorno das torcidas.

Regras para o retorno

Com a revogação da proibição, a Gaviões da Fiel está autorizada a levar até sete instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão aos estádios. De acordo com a Federação Paulista de Futebol, a quantidade de instrumentos e materiais poderá ser ampliada ou reduzida conforme avaliação da Polícia Militar, levando em consideração critérios de segurança específicos para cada partida.

A FPF destacou que a liberação está condicionada ao cumprimento das normas de segurança e à colaboração da torcida organizada para a manutenção da ordem nos eventos esportivos.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Manchester City reage, vence o Wolverhampton e encerra jejum na Premier League

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *