O Flamengo deixou clara a diferença técnica em relação ao Vélez. Em uma semifinal de Libertadores, o Rubro-Negro, logo no primeiro tempo, já tinha praticamente garantido a vaga na final. Com um 4 a 0 no placar, a verdade é que o torcedor que pretende estar na decisão em Guayaquil já pode comprar o ingresso e reservar o hotel.
🇦🇷⚽🇧🇷 @Flamengo implacável! Com 3️⃣ gols do artilheiro Pedro, goleou o @Velez por 4-0 e abriu larga vantagem nas semis da CONMEBOL #Libertadores.
🗓️ O jogo de volta será no dia 7/9, no @maracana.#GloriaEterna pic.twitter.com/p5RsntJfg4
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 1, 2022
O destaque da partida foi Pedro. Com um hat-trick, o atacante é o artilheiro da Libertadores e talvez o principal jogador do Flamengo na temporada.
Agora, no duelo no Maracanã (RJ), no próximo dia 7, o Flamengo pode perder por até três gols de diferença que mesmo assim fica com a vaga na decisão da competição. Ao Vélez resta a ingrata missão de golear o Rubro-Negro por cinco gols de diferença ou ao menos quatro para levar a disputa para os pênaltis.
Como foi Vélez x Flamengo
O início agressivo do Flamengo, subindo as linhas e pressionando a saída de bola, acuou o Vélez, que teve dificuldades de se aproximar da meta rubro-negra. É verdade que, quando conseguiu, assustou. Aos 34 minutos, o meia Luca Orellano cobrou falta na trave. Mas os anfitriões pouco fizeram a mais no primeiro tempo.
O Flamengo jogou um futebol mágico na noite de ontem. Com uma digna “desorganização organizada” clássica do futebol brasileiro, o time colocava os argentinos na roda.
Aos 31 minutos, o zagueiro Léo Pereira, livre, cruzou pela direita e Pedro apareceu às costas da defesa para desviar na saída do goleiro e abrir o placar. Aos 45, em boa jogada rubro-negra que começou em um desarme do volante João Gomes, o atacante Gabriel Barbosa recebeu de Giorgian de Arrascaeta na área e tocou de primeira para o também meia Everton Ribeiro fazer o segundo dos cariocas.
O Flamengo manteve o ritmo na volta do intervalo, envolvendo o Vélez na troca de passes e chegando ao terceiro aos 15 minutos, novamente com Pedro. O centroavante foi lançado por Gabriel Barbosa e tocou por cima de Hoyos. O próprio Gabriel Barbosa teve duas chances para aumentar a vantagem, na frente do goleiro, mas as desperdiçou. Aos 22, chutou em cima do arqueiro. Oito minutos depois, recebeu de João Gomes com o gol vazio, mas bateu ao lado.
A pressão carioca, em meio à desorganização dos argentinos, culminou no quarto gol. Aos 37 minutos, o meia Arturo Vidal lançou para Gabriel Barbosa, mas a bola desviou na zaga e sobrou com Pedro. O camisa 21, em noite inspirada, aproveitou e balançou as redes pela terceira vez na noite, fechando o marcador no José Amalfitani.
Próximos compromissos
A partida de volta será na próxima quarta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã. Antes disso, o Flamengo enfrenta o Ceará, no domingo (4), às 11hrs, no Maracanã, em partida válida pela 25º rodada do Brasileirão.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.