O judô de Mato Grosso do Sul esteve em peso nas competições nacionais e internacionais da modalidade, que aconteceram nos dias 17 e 18. No Campeonato Brasileiro Sub-13, que aconteceu em Curitiba (PR), os jovens conquistaram seis medalhas, sendo cinco bronzes e uma prata, que classificou Rafael Rocha da Silva (-34 kg) para o Pan-Americano de novembro, no México.
Para o sensei do atleta, Mateus Aguilera, isso coroa o trabalho que eles fazem na Associação Faixa Preta de Judô. O técnico oficial da delegação, Clayton Rojas, elogia o desempenho dela diante da final. “A [adversária] paulista entrou com uma estratégia bem definida e muito ruim para o estilo de luta da Rafa. Ela foi uma guerreira, tentou ganhar até o último segundo”, diz.
O restante das medalhas vieram com cinco terceiros lugares. Dois são da Funlec, com Lucas Faleiros (-31kg) e Ana Pizatto Sena (-60 kg). Ainda na Capital, levaram Elias Rodrigues Neto (-52kg), da Associação Faixa Preta, e João Pedro Gomes (+60kg), da Associação Freitas. De Dourados, Júlia Caetano (+60kg), do Clube Sakurá, também faturou bronze.
O Estado ocupou a oitava posição no quadro geral de medalhas. Diante dos anos anteriores, Rojas admite que podiam ter voltado melhor. “O resultado foi bom, mas nós esperávamos mais, sim. Nessa categoria o tempo de luta é curto, somente 2 minutos. Além disso, nessa fase eles ainda estão aprendendo a cair e a ter o conhecimento corporal. Mas está válido”, finaliza.
Já os representantes do Estado que integraram a Seleção Brasileira no Campeonato Pan e Sul-Americano de Veteranos e Sub-15, que aconteceu em Santiago, Chile, subiram três vezes ao pódio. No Sub-15, a judoca Maria Moreira (-58kg), do Judô Moura/Clube Estoril, ficou em segundo lugar e conquistou sua primeira medalha internacional.
A veterana Daniela Rodrigues (-63kg) foi a campeã tanto no Pan quanto no Sul-Americano. Com isso, também se classifica para o Mundial da categoria. Acesse também: Reduza: Startup de MS está entre os melhores do Brasil (Danielle Mugarte)