A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) enviou um oficio à Fifa (Federação Internacional de Futebol) na noite de quarta-feira (12) solicitando o adiamento das primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. O motivo é o avanço da pandemia do novo coronavírus.
As duas primeiras rodadas da competição estavam previstas para 26, 27 e 31 de março. Todos os 10 países que disputam as eliminatórias do continente estão de acordo com a decisão. As novas datas para realização dos jogos ainda não foram definidas.
A Fifa ainda não se pronunciou oficialmente. A decisão de adiar ou não as partidas cabe à entidade. A Conmebol argumenta que, devido ao coronavírus, as equipes Sul-Americanas podem não contar com jogadores que atuam na Europa. Alguns países estão impondo restrições para entrada de pessoas vindas dos locais mais atingidos pelo coronavírus.
A apresentação da seleção estava prevista para 23 de março, em Recife (PE). A estreia do Brasil nas Eliminatórias da Copa seria em de março, contra a Bolívia, na Arena Pernambuco. Depois, a seleção enfrentaria o Peru, em Lima, no dia 31.
Na Asia, as eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, em 2022, já foram adiadas. Os jogos seriam no fim de maio e no início de junho.
(Texto: Poder 360)