Representante de MS é eliminado já na estreia da Copa do Brasil
O Operário Atlético Clube encerrou sua participação na Copa do Brasil Sub-20 com uma dura derrota diante do atual e maior campeão do torneio. Na tarde de quarta-feira (22), a equipe sul-mato-grossense enfrentou o tetracampeão São Paulo no Estádio Marcelo Portugal Gouveia, em Cotia (SP), e acabou goleada por 8 a 0. O confronto, em jogo único, valia vaga nas oitavas de final, e o Operário era o único representante do Estado na competição.
O São Paulo abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, quando Lucca recebeu pela esquerda e cruzou para Gustavo Santana desviar de cabeça e marcar. O gol premiou a pressão tricolor, que já havia parado em boas defesas do goleiro Mathias Pontes.
Dois minutos depois, Lucca driblou a marcação e ampliou. Após cobrança de escanteio pela direita, Matheus Menezes apareceu livre na segunda trave para completar de cabeça e fazer o terceiro, aos 40 minutos.
Na etapa final, o domínio paulista continuou. Aos 15 minutos, Nicolas passou pelo marcador e bateu cruzado para marcar o quarto. Cinco minutos depois, o colombiano Juan Potes aproveitou lançamento na área e fez o quinto.
O ritmo não diminuiu. Aos 23, Potes serviu Tetê, que tocou com categoria na saída do goleiro. Aos 29, o colombiano voltou a participar, com assistência para Gustavo Santana anotar 7 a 0, seu segundo na partida. Já aos 38 minutos, Lucyan aproveitou sobra na área e fechou a goleada.
Goleiro impede placar maior
Apesar do resultado, o nome da partida foi o goleiro operariano, Mathias Pontes, de 20 anos, natural de Tocantins. Em tarde inspirada, ele fez ao menos dez defesas difíceis e segurou o empate até os 34 minutos do primeiro tempo,e chegou a evitar chances claras de Pedro Ferreira, Luca, Gustavo Santana e Matheus Menezes, além de uma cobrança de falta. Mesmo após sofrer o primeiro gol, seguiu se destacando com reflexos rápidos e boas intervenções.
Mathias chegou ao Operário-AC para a disputa do Estadual Sub-20 em 2024, e se firmou como titular. Junto a atuação na base, em setembro, o goleiro estreou também como profissional pelo Maracaju, na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense.
A equipe de Dourados garantiu presença na Copa do Brasil Sub-20 após conquistar, em 2024, o título estadual da categoria, ao vencer o Dourados na final por 3 a 2 no placar agregado.
Neste ano, o Operário também disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na estreia, empatou com o América-RN, perdeu para o Comercial Tietê e encerrou a campanha com vitória sobre o Juventude.
Por Mellissa Ramos