No último sábado (16), a equipe do Corinthians conquistou pela primeira vez o Campeonato Paulista feminino. A equipe derrotou o São Paulo por 3 a 0 e chegou à conquista em jogo que também marcou um recorde de público no futebol feminino de clubes.
O jogo que aconteceu no Morumbi, e contou com um público de 28.609 espectadores. Antes da partida deste sábado, o maior publico registrado na modalidade ocorreu no duelo entre Santos e Iranduba, pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 2017, com 25,3 mil pessoas na Arena da Amazônia, em Manaus.
O resultado da partida começou a ser construído quando Victoria Albuquerque marcou para o Corinthians logo no início do jogo, aos cinco minutos. Ainda no início, a experiente Cristiane, estrela da seleção brasileira, assumiu o papel de líder são-paulina, dando broncas na equipe e tentando recuperar a calma das jogadoras.
Foi apenas na segunda parte do primeiro tempo que as visitantes são-paulinas criaram coragem e tiveram chance. Primeiro com Brenda chutando forte e sendo rebatida por Tainá, a goleira corintiana, e com a finalização de longe de Valéria, que acabou pro lado de fora. Aos três minutos da etapa final, Juliette ampliou para o alvinegro após um contra-ataque puxado por Giovanna Crivelari e Milene.
A reposta veio aos 25 minutos, quando o São Paulo teve seu melhor momento da partida, com vários chutes das são-paulinas interceptados pelas corintianas e com uma batida colocada de Cristiane, cortada por Katiusca. O bom momento acabou com Tainá, a goleira da casa, lesionada e tendo de sair de campo de maca, substituída por Lelê.
Na transmissão online da partida, o gol chamou a atenção, em uma ação da Federação Paulista de Futebol (FPF), da ONU Mulheres e da agência de publicidade BETC/Havas, o placar marcou 0,8 a 0 para o time da casa. A intervenção foi uma referência a dados que mostram que mulheres recebem salários 20,5% menores que os de homens na mesma função.
(Texto: Julisandy Ferreira com Esporte ao Minuto)