A Copa MS, ou Copa Incentivo, como é conhecida, reunirá pelo menos 453 judocas de todo o Estado que não participaram de competições nacionais ou internacionais neste ano. O Festival acontece neste sábado (16) no ginásio do colégio Oswaldo Tognini, uma das unidades da Funlec.
“A Copa dá atenção especial aos que ainda não foram campeões estaduais ou tenham representado o Estado através da seleção. Queremos oportunizar àqueles que estão vindo logo abaixo e, com isso, cria chance de subir ao lugar mais alto do pódio, incentivando também ao caminho do alto rendimento”, diz o presidente da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), José Ovídio.
São 29 instituições, entre clubes e projetos sociais, que terão atletas nos tatames. De acordo com o diretor técnico da entidade, Marcelo Matos, o número quase dobrou em relação ao ano passado. Em 2018 foram apenas 250 participantes. “Minhas expectativas já foram superadas. Como tratamos de um evento em que prezamos a participação, estamos em um excelente nível”, fala.
A competição se tornou tradicional nos fins de ano, mas será o primeiro da nova gestão da federação. “Além de proporcionar mais um evento para que nossos atletas possam competir e melhorar seu desempenho, também oportunizar atletas de projeto sociais a competir com atletas de clubes que vem já participando de outros eventos há mais tempo”, comenta Ovídio.
O evento encerra o calendário estadual da FJMS. À nível nacional tem pela frente a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC) e o Campeonato Brasileiro Sênior, que acontece no fim do mês, em Balneário Camboriú (SC).
(DM)