Como punição, mais de 10 esportes aplicam sanções à Rússia por guerra contra Ucrânia

Ataque da Rússia a Ucrânia
Divulgação/CNN

A guerra da Rússia contra a Ucrânia tem desapontado várias federações esportivas internacionais e continentais que começaram a impor sanções ao país e atletas como forma de punição para que os ataques cessem.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) anunciaram, no início da semana, em um comunicado conjunto que suspenderam todas as seleções russas de suas competições “até novo aviso”.

Embora não houvesse equipes russas restantes na Liga dos Campeões masculina ou feminina da Uefa e na Liga da Conferência masculina, a partida do Spartak Moscou contra o RB Leipzig pela Liga Europa foi cancelada, com o clube alemão agora avançando para as quartas de final como resultado.

Com isso, a Rússia não poderá jogar o mata-mata contra a Polônia marcado para 24 de março, por consequência suspendendo a participação da seleção no maior evento do futebol.

Atletismo

O Conselho Mundial de Atletismo anunciou novas sanções nesta terça-feira (1º), proibindo todos os atletas da Rússia e de Belarus de competir nos eventos da World Athletics Series “com efeito imediato”.

Hóquei no gelo

A Federação Internacional de Hóquei no Gelo suspendeu todas as equipes internacionais e de clubes da Rússia e de Belarus de competir em eventos da organização. A entidade disse que a decisão afeta vários torneios, incluindo o Campeonato Mundial masculino de maio na Finlândia. A Rússia também irá perder o direito de sediar o Campeonato Mundial Júnior em 2023.

Segundo o portal CNN, outros esportes aplicaram sanções

  • Badminton: Todos os atletas russos e oficiais da Rússia e de Belarus estão suspensos de competir em eventos sancionados pela Federação Mundial de Badminton.
  • Beisebol e softbol: Nenhum atleta e oficial russo ou bielorrusso será convidado ou autorizado a participar de competições internacionais sancionadas pela Confederação Mundial de Softbol e Beisebol.
  • Canoagem: Todos os atletas da Rússia e de Belarus serão suspensos de competir em qualquer evento da Federação Internacional de Canoagem (ICF, em inglês).
  • Curling: Todas as vagas destinadas à Rússia serão removidas do próximo Campeonato Mundial pela Federação Mundial de Curling.
  • Hóquei: A Rússia está banida da Copa do Mundo Júnior Feminina da Federação Internacional de Hóquei, agendada de 1º a 12 de abril em Potchefstroom, África do Sul.
  • Rugby: As seleções da Rússia e de Belarus estão suspensas de “todas as atividades internacionais de rugby e de clubes até novo aviso” pela World Rugby. A adesão da União Rugby da Rússia ao World Rugby também foi suspensa.
  • Judô: A Federação Internacional de Judô (IJF, em inglês) suspendeu, no domingo (27), o cargo de presidente honorário da organização de Vladimir Putin.
  • Patinação: Patinadores russos e bielorrussos estão suspensos de participar de todas as competições internacionais de patinação no gelo pela União Internacional de Patinação (ISU, em inglês).
  • Esqui: Todos os eventos restantes da Copa do Mundo de esqui programados para serem realizados na Rússia nesta temporada devem ser cancelados e todos os esquiadores russos e bielorrussos estão suspensos de competir em todas as competições da federação internacional.
  • Natação: Vladimir Putin teve o prêmio da Ordem retirado pela Federação Internacional de Natação.
  • Triathlon: O World Triathlon afirmou que os atletas e oficiais russos e bielorrussos não poderão participar “de todas as competições internacionais ou eventos oficiais”, a serem revisados ​​mensalmente com base em “como a situação evolui”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *