Com ações, Stock Car busca se tornar mais acessível

Alunos e alunas da rede pública, ontem, no Circuito Orlando Mour - Foto: Allan Gabrie
Alunos e alunas da rede pública, ontem, no Circuito Orlando Mour - Foto: Allan Gabrie

Estudantes conhecem bastidores e profissões ligadas ao automobilismo

Após seis anos, a Stock Car volta a Campo Grande neste fim de semana com as corridas da nona etapa da temporada, no Autódromo Internacional do Circuito Orlando Moura. Antes das disputas oficiais, o espaço recebeu uma ação especial na manhã de ontem (24). Aproximadamente 100 alunos da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi e outros dez do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva participaram da visita em que conheceram os boxes, os carros e os profissionais que fazem o evento acontecer.

Segundo a presidente do Instituto Stock, Camila Melo, a iniciativa busca aproximar o público jovem e tornar o automobilismo mais acessível. “A gente quer promover um esporte mais inclusivo e aproximar as crianças que estudam perto dos autódromos, mas nunca tiveram a oportunidade de entrar. Elas conhecem os boxes, veem os carros de perto e saem daqui dizendo que realizaram um sonho. É uma junção de inclusão, pertencimento e autoestima”, explicou.

O projeto está em andamento desde a quarta etapa do campeonato, que aconteceu em julho em São Paulo e, até agora, já alcançou mais de 500 crianças em todo o país. “Eles descobrem que existem muitas profissões aqui dentro, não é só o piloto. Saem pensando no que querem ser, no que querem copiar. É muito bonito ver isso acontecer”, completou Camila.

Para a professora Eliane Kadur Denis, coordenadora da Escola Senador Rachid Saldanha Derzi, o passeio significou mais do que uma simples visita. “Tem crianças que nunca saíram do próprio bairro. Elas estão conhecendo um universo completamente diferente e vão escrever sobre essa experiência depois. Elas se encantaram com os pilotos, e queremos levá-los à escola para conversar com os alunos”, contou.

Eliane levou 84 estudantes e destacou o impacto que o evento pode ter no futuro deles. “Muitos são apaixonados por automobilismo, e eu nem sabia. Isso mostra que tudo é possível, seja como profissão, seja como lazer. Eles têm a oportunidade de socializar e de enxergar o estudo com outros olhos.”

Autódromo recebeu primeiros treinos para etapa do fim de semana – Foto: Allan Gabriel

– ‘Barulho bom’

Do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, a professora Tânia Filiú levou alunos da oficina de robótica, com indicativo de altas habilidades. “Eles são fascinados pela parte mecânica e vieram conhecer como tudo funciona. É uma oportunidade única para muitos deles, de ver de perto algo que só conheciam pela televisão”, afirmou.

Entre os visitantes estava Juliano Benites, aluno autista de altas habilidades, que resumiu a experiência com entusiasmo: “Estou achando muito legal, gostei dos carros que fazem barulho e amei demais. É bom conhecer as pessoas e o ambiente, melhora o nosso dia a dia e o mostra que temos futuro aqui.”

Os estudantes conheceram a engenheira Rachel Loh, da equipe A.Mattheis Ipiranga Racing, que atua na Stock Car há 20 anos e foi uma das 20 mulheres selecionadas no mundo para participar do GP de Singapura de Fórmula 1, em 2022.

“Descobri minha paixão pelo automobilismo na universidade, quando participei de um projeto de extensão. Dentro da engenharia, percebi que podia trabalhar com isso. Hoje, é gratificante abrir portas para mais diversidade e inclusão num ambiente que ainda tem um padrão masculino e, de certa forma elitista, predominante”, afirmou.

Outra referência para as crianças é Hélio Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. O piloto de 50 anos reforçou a importância de iniciativas do tipo. “Nem todo mundo precisa ser piloto para trabalhar no automobilismo. Tem engenheiro, mecânico, caminhoneiro, diretor de equipe. É legal mostrar isso para as crianças, abrir caminhos para quem gosta do esporte”, afirmou.

– Programação

A etapa começou sexta-feira, com treinos livres e, neste sábado (25), o classificatório acontece às 7h30, e a Corrida Sprint será às 14h35. No domingo (26), a corrida principal está marcada para as 10h15. As provas têm transmissão ao vivo pelo Sportv, BandSports, racer.com.br e canais oficiais da Stock Car no YouTube.

 

Mellissa Ramos

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *