O Circuito Stopa abriu o calendário da natação em Mato Grosso do Sul, com provas no último sábado (24), na piscina do Rádio Clube Cidade, em Campo Grande.
O torneio estadual, realizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams), reuniu 116 competidores de Campo Grande, Costa Rica e Aquidauana nas categorias mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior, máster e absoluto.
Segundo o presidente da Fedams, Marcello Vargas, o Circuito serviu para a iniciação de atletas na modalidade e de teste na aplicação de protocolos de biossegurança para futuras competições.
“Testamos o ‘novo normal’ com a comunidade da natação neste campeonato para iniciantes, de acordo com medidas sanitárias. Tivemos o cuidado de fazer com que o atleta não tocasse em nenhuma superfície, além da aferição de temperatura corporal e preenchimento de formulário na entrada, higienização constante dos ambientes, a não presença de pódio e de premiação física, que foi feita por meio de certificado digital aos atletas e técnicos. Colocamos todos os protocolos em prática e vimos que estamos preparados para sediar outras competições”, detalha Vargas.
As medidas aplicadas no Circuito Stopa serão usadas em dois torneios nacionais nos próximos dois meses. Nos dias 27 e 28 de novembro, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) promoverá o Campeonato Nacional “Virtual” de Integração Nacional Mirim e Petiz de Natação e em 4 e 5 de dezembro o Infantil, Juvenil e Júnior.
As provas serão realizadas simultaneamente em piscinas de diversos Estados, incluindo Mato Grosso do Sul. “No mesmo dia e horário, haverá o envio dos tempos obtidos, por meio do sistema on-line da CBDA, de todas as localidades. Então, a entidade fará a compilação dos tempos de prova e indicará o primeiro colocado”, explica o presidente da Fedams. Acesse outras notícias.