O Centro Poliesportivo “Mamede Assem José”, localizado na Região Oeste de Campo Grande, atende por mês aproximadamente duas mil pessoas. O espaço multiuso, popularmente conhecido como Centro Poliesportivo da Vila Almeida, foi inaugurado em 24 de agosto de 2019 pelo Governo do Estado e é administrado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
A obra, iniciada há 16 anos, estava abandonada e foi retomada em 2018 por determinação do governador Reinaldo Azambuja. Ao todo, foram investidos R$ 1,9 milhão em recursos do governo estadual, além de R$ 850 mil dos cofres da União para o término do empreendimento. O local possui duas quadras poliesportivas cobertas, vestiários, salas de treinamento e de administração, banheiros e estacionamento para cerca de 80 veículos.
O complexo proporciona opções de esporte e lazer para os habitantes da Região Urbana do Imbirussu, mais precisamente da porção tida como “Grande Santo Amaro”, que engloba o Santo Amaro, Zé Pereira, Jardim Panamá e Canadá, Vila Sobrinho, entre outros bairros. De acordo com o coordenador do Centro, Rui Lima, mais de 300 crianças, jovens, adultos e idosos estão matriculados nas escolinhas de modalidades coletivas e aulas funcionais.
O primeiro grande evento do Centro Poliesportivo da Vila Almeida ocorrerá no dia 29 de março, o 1º Festival de Esporte e Lazer do Centro Esportivo Mamede Assem José. A ideia é promover competições de todas as modalidades entre os próprios participantes e aulões de ritmos, funcional, alongamento e pilates voltados à comunidade. O basquete 3×3 também será incluído aos atletas da terceira idade.
Inaugurado há cerca de cinco meses, o Centro já é referência para crianças e jovens da comunidade, que têm as escolinhas como forma de ocupar o tempo no contraturno das aulas. “Fico muito feliz, porque sei que todos esperaram isso há muito tempo e é uma oportunidade. Os nossos atletas são muito disciplinados, valorizam muito o trabalho realizado pelos professores. Sabemos que é mil vezes melhor eles estarem aqui do que em outros lugares, ocupando o tempo livre após as aulas”, relata a professora de futsal e basquetebol do Centro, Josimar Pina.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com Fundesporte)