Evento coloca Campo Grande em calendário nacional da modalidade
No Hotel Deville Prime, a Cassems lançou nesta quinta-feira (6), a décima edição da Corrida Saúde Cassems, que neste ano terá o nome de Cassems 21k, em designação aos 21 quilômetros da prova. O evento marcado para 17 de outubro, coloca Campo Grande no calendário nacional da modalidade, a única capital brasileira a não ter uma meia maratona.
“São duas preocupações mundiais quanto à saúde, o envelhecimento da população e a epidemia global de obesidade. Duas questões que nos convidam a refletir ações para a promoção da qualidade de vida e da prática regular esportiva. Vale lembrar que, além do evento esportivo que iremos realizar, tem esse princípio de valorização da solidariedade, com a arrecadação de alimentos entre os participantes da prova. Algo que já é tradição na Corrida Cassems”, destacou o presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache sobre a prova. Ele inclusive falou na solenidade que, para 2021, há o sonho de que o evento seja uma maratona, com percurso de 42 quilômetros, a partir do sucesso da realização da edição deste ano.
Na edição passada foram arrecadados três toneladas de mantimentos graças às inscrições, que beneficiaram várias instituições filantrópicas do Estado. E, em 2020, a expectativa dos organizadores é ainda maior, quanto ao evento, que, além da meia-maratona, contemplará as modalidades cinco e dez quilômetros, e caminhada de três quilômetros. A realização anterior teve 2.600 participantes, e também ocorreu no período noturno, como será a do próximo mês de outubro.
Presente no lançamento, o presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande), Rodrigo Terra, enalteceu o fato de Campo Grande entrar no calendário nacional de meia-maratona, no mesmo ano em que também passa a “não ser mais a única capital do Brasil sem uma pista de atletismo oficial”.
“Eram duas vertentes com relação a esse esporte que estávamos em desvantagem e que não estaremos mais. Quanto à prova, porque não sonhar com um evento que se torne marcante, como tantas outras maratonas do mundo, a de Nova Iorque, por exemplo, ou a de Paris. Temos uma cidade linda e, cada vez mais, adeptos à corrida de rua”, falou Terra.
Marcelo Ferreira Miranda, gestor da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) também prestigiou a cerimônia e citou o apoio do Poder Público Estadual à iniciativa. “É um tipo de evento que só valoriza a prática desse esporte na nossa região. E o Governo do Estado tem sido altamente voltado à promoção de saúde e qualidade de vida. Pois, vale muito mais à pena incentivar esse caminho do que depois, pela falta de atividade física, lidar com a consequência de doenças”, citou.
A solenidade contou ainda com discursos da corredora Rosinha Conceição, Tatiane Bérgamo Santin, e do presidente da Federação Estadual de Atletismo, Marcelo Erick Moriyama sobre a Cassems 21K.
(Texto: Danilo Galvão/ Publicação no site de Julisandy Ferreira)