Mato Grosso do Sul encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Karatê no sábado (26), com a participação de Erick Taira, 19, anos. Ele foi o último dos três representantes do Estado a entrar no tatame, mas perdeu a segunda luta e foi desclassificado. O trio ficou concentrado em Santigo, no Chile, entre quarta-feira (23) e domingo (27).
Seu ponto forte é chute, mas foi isso que derrubou ele na segunda luta. De acordo com o técnico, Arani de Jesus, ele pressionou a todo momento mas foi surpreendido pela própria arbitragem. “Ele deu um chute que pegou no estômago do Erick e a arbitragem continuou a luta, mas ele sentiu e parou. Com isso o adversário deu outro golpe e depois ficou só correndo da luta”, conta.
A primeira luta, cotada como mais difícil, foi melhor para Erick. Ele enfrentou o atual campeão pan-americano sub-21 de Shiai-Kumite (luta), cujo nome não foi confirmado, e venceu por 4 x 1 nas bandeiradas. “Apesar de tudo ele foi bem, era um dos atletas que a Seleção estava contando com a medalha, mas infelizmente aconteceu isso. O adversário da segunda luta perdeu depois mas não repescou ele”, fala Arani.
Nos dias anteriores, o corumbaense Júlio Garcia, 14, e o três-lagoense Thiago Andrade, 15, representaram o Estado. Ao todo, participam da edição 120 países que representam os 5 continentes, com um total de 1.700 atletas credenciados.
(Texto: Danielle Mugarte )