Campeonato com 236 inscritos fecha calendário estadual

O Campeonato Estadual de Verão de Natação 2019 encerrou o calendário da modalidade em Mato Grosso do Sul no fim de semana. O Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) recebeu sábado (14) e domingo (15) a competição, que reuniu 236 participantes. Entre eles, uma caravana com 29 bolivianos do clube Samix, de Santa Cruz de La Sierra.

De acordo com o presidente da Fedams (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul) Marcello Vargas, conhecido por Baiano, tudo ocorreu nos conformes, com exceção do contratempo climático. “A chuva atrapalhou um pouquinho o cronograma da competição, atrasamos as provas por 2 horas. Paramos por conta dos raios e porque nosso material não estava preparado para aquela quantidade de chuva, então retiramos para não estragar”, fala.

Foram sete categorias – da mirim a máster – e cada uma delas contou com 11 estilos de provas, divididas por idade. Sammer Abdallah, 13 anos, do Rádio Clube, se destacou, já que foi ouro em todas as provas que participou. Foram elas: 50m livre (25s23), 100m livre (58s15), 200m livre (1m58s84), 400m livre (4m43s47), 1500m livre (18m34s20) 100m borboleta (1m6s2), além dos os revezamentos 4×50 livre, 4×50 medley e 4x50misto medley. Com isso, totalizou 9 medalhas.

O atleta conta à reportagem que poderia ter feito tempos melhores. “Me senti satisfeito por ter tido um ano muito bom, em que obtive ótimos resultados. Infelizmente não consegui melhorar nenhum tempo, mas já era esperado porque o ritmo de treino tem diminuído dos Escolares pra cá”, diz o jovem, sobre a competição nacional que aconteceu em Blumenau (SC), no mês de novembro.

Competição foi marcada por nova piscina olímpica e atleta renomado

A competição recebeu o nome de “Troféu Leonardo de Deus”, em homenagem ao multimedalhista de 28 anos que nasceu em Campo Grande, nadou pelos principais clubes do país e hoje representa o Unisanta, de Santos (SP). O atleta olímpico esteve na Capital para a competição. “Todos gostaram, principalmente as crianças. Mas na verdade até os pais tietaram o Leonardo. Isso é um incentivo para que elas [crianças] continuarem na natação, já que ele é um exemplo”, fala Baiano.

Tudo isso para a estreia da nova piscina olímpica de Mato Grosso do Sul, única apta para competições oficiais. Ela possui 25 metros de largura x 50 metros de comprimento, tem 10 raias e comporta três milhões de litros d’água. Segundo informação repassada por meio da Fundesporte (Fundação de Desporte e Lazer de Mato Grosso do Sul), o investimento foi de R$250 mil.

O local pertence à Funlec, mas todos os atletas federados poderão usufruir do espaço mediante agendamento. “Eles vão poder nadar de acordo com a tabela de horários que vamos fazer em janeiro. A instituição vai disponibilizar dias e horários pré determinados e eu vou fazer o controle junto aos clubes filiados à federação. Os atletas que necessitarem melhorar seus tempos ou que forem competir fora, podem utilizar”, garante o dirigente.

(Texto: Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *