A Seleção Brasileira, comandada por Carlo Ancelotti, foi derrotada por 3 a 2 pelo Japão na manhã desta terça-feira (14), no Estádio Nacional de Tóquio, em amistoso internacional. O time brasileiro chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas sofreu a virada na etapa final, com direito a duas falhas decisivas do zagueiro Fabrício Bruno.
Ancelotti promoveu várias mudanças na equipe, mantendo apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vinícius Júnior entre os titulares da última partida. O técnico apostou em um esquema com três atacantes, tendo Luiz Henrique e Gabriel Martinelli pelas pontas e Lucas Paquetá centralizado.
Apesar das novidades, o Brasil começou bem, com movimentação intensa e boa presença ofensiva dos volantes. O Japão, bem organizado e perigoso nas laterais, exigiu atenção dos estreantes Paulo Henrique e Carlos Augusto, que responderam com boas atuações.
O domínio brasileiro resultou em gols. Aos 25 minutos, Bruno Guimarães fez bela tabela com Paulo Henrique, que avançou e abriu o placar. Seis minutos depois, Paquetá deu passe por cobertura e Martinelli finalizou de primeira para ampliar: 2 a 0 Brasil.
O segundo tempo foi completamente diferente. Logo aos deis minutos, Fabrício Bruno errou na saída de bola, e Minamino aproveitou para descontar. O zagueiro, que fazia boa partida, voltou a falhar dez minutos depois, desviando contra o próprio gol ao tentar cortar cruzamento de Nakamura, empatando o jogo.
Ancelotti tentou reagir com mudanças, e Rodrygo, Matheus Cunha, Joelinton, Caio Henrique, Estêvão e Richarlison entraram. No entanto, o time perdeu intensidade e continuou sendo pressionado pelo Japão, que chegou à virada aos 25 minutos, com Ueda cabeceando após cobrança de escanteio.
O Brasil ainda chegou a marcar com Matheus Cunha, mas o gol foi anulado por impedimento. Nos minutos finais, Richarlison teve a melhor chance em cruzamento aéreo, mas a bola passou por cima do gol.
Próximos compromissos
Este foi o penúltimo jogo do Brasil em 2025. A Seleção volta a campo em novembro, na última Data Fifa do ano, para enfrentar o Senegal, em Londres, e a Tunísia, em Paris. Antes da Copa do Mundo de 2026, marcada para junho, o time fará dois amistosos na Europa em março.
Com informações do Estadão Conteúdo
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Copa 2026: Bruno Guimarães e Casemiro se firmam com Ancelotti