O Brasil foi o campeão geral dos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2021, realizado em Cali, na Colômbia. No total, foram conquistadas 164 medalhas no evento que ocorreu entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro. De MS, vieram duas medalhas de ouro e duas de bronze.
O Brasil saiu com 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes, terminando o evento com uma diferença de 11 medalhas a mais que a Colômbia, que ficou em segundo lugar. Os Estados Unidos fecharam em terceiro o Pan com 114 medalhas. No evento ainda, o Brasil assegurou 77 vagas de forma direta aos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, competição no Chile que reunirá os melhores atletas das Américas.
Uma das atletas que vai disputar o Pan é a judoca Aléxia Vitória Nascimento, de 19 anos. Ela conquistou o ouro na categoria até 48 kg, vencendo o duelo com a venezuelana Maria Guzman. A jovem integrou a equipe do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020, como atleta de apoio.
Outro destaque da competição foi a atleta Victória Lopes que, ao lado da potiguar Thainara Oliveira, conquistaram ouro no vôlei de praia. A dupla foi favorita e venceu no campeonato de forma invicta.
Na natação, Guilherme Sperandio conquistou a medalha de bronze quando atingiu os 8min12s74 nos 800 metros livre. Atualmente, o sul-mato-grossense detém o recorde internacional da prova. Já na luta olímpica, Samuel da Silva levou o bronze na categoria atpe 74 kg no estilo livro.
Mais duas sul-mato-grossenses entraram em ação no Pan deste ano. Assíria Daniela Silva representou o país no na luta olímpica e fechou a competição em quinto lugar na categoria até 53 kg, no estilo livre feminino. Bruna Vieira de Jesus também competiu e terminou na nona posição no lançamento do dardo, prova do atletismo.
Os atletas são contemplados pelo Bolsa Atleta, do governo do Estado. (Com assessoria)