Os amantes do esporte de aventura sobre duas rodas puderam participar de duas provas de alto grau de complexidade e adrenalina no fechamento do calendário 2019 do mountain bike (MTB) em Mato Grosso do Sul. O Bonito MTB Solidário, realizado em 8 de dezembro, arrecadou fundos para a Escola Especial Caminhos da Esperança, vinculada à Associação Pestalozzi do município, com a participação de aproximadamente 630 ciclistas.
Já o MTB Piana Park, no dia 15 deste mês, agitou a tradicional Fazenda Piana, em Sidrolândia, com seis horas de pedal e interação entre ciclistas e suas respectivas famílias a cada volta. Ambos os eventos tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Bonito é o paraíso perfeito para quem aprecia belezas naturais. Além do ecoturismo, a cidade, distante a 298 quilômetros de Campo Grande, já entrou no rol das provas de mountain bike no Estado. No segundo domingo do último mês do ano, mais de seis estados foram representados, além de atletas do Paraguai e da Bolívia, no Bonito MTB Solidário.
Circuito de cross country
O 6h MTB Piana Park foi realizado no formato de circuito de cross country, no qual o objetivo foi completar o maior número de voltas dentro do prazo de seis horas. A prova sidrolandense teve percurso 6,5 quilômetros, em meio a trilhas, picadas, estradas de terra, grama, formado por obstáculos naturais e artificiais como subidas, descidas, single track, rock garden e outros, em que os atletas tiveram de superar sem apoio externo.
A chuva que caiu no dia tornou a prova ainda mais desafiadora, com diversos trechos escorregadios nas primeiras horas, exigindo significativo preparo físico dos participantes. O circuito foi disputado nas categorias solo, em duplas, quartetos e sextetos, em ambos os gêneros. Foram premiados em pódio os cinco primeiros atletas de cada categoria. A organização também concedeu medalha de participação a todos os ciclistas no final da prova.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com informações Fundesporte)