Leo Neves, surfista de 40 anos, vencedor duas vezes da principal competição brasileira do esporte, morreu na tarde de domingo em Saquarema (RJ), durante a tríplice coroa, competição na praia de Itaúna. Neves sofreu um mal súbito e se afogou. Depois, foi resgatado. As tentativas de reanimá-lo não foram bem-sucedidas.
De acordo com as pessoas que estavam no local, o mar estava agitado, com ondas pesadas. No entanto, Neves era experiente e acostumado a lidar com situações do tipo.
Outros surfistas que estavam na praia de Itaúna confirmaram a morte de Neves, como Ronaldo Monteiro, locutor dos eventos da WSL (Liga Mundial de Surfe) no Brasil. O atleta nasceu no Rio de Janeiro, mas residia em Saquarema.
Neves venceu duas vezes o SuperSurf, principal torneio brasileiro da modalidade, em 2002 e 2003. Ele disputou o QS, uma espécie de divisão de acesso mundial para a WSL, por 15 anos, e a Championship Tour, elite do esporte, em duas temporadas. Nos últimos anos, vinha atuando como treinador em Saquarema, para jovens, amadores e profissionais. (João Fernandes com VEJA)