Nesta quinta-feira (14), o primeiro grupo de alunos-atletas de Mato Grosso do Sul, embarcaram às 7h rumo a Blumenau-SC, para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2019. O evento será realizado de 16 a 30 de novembro e é o maior dentre os jogos escolares estudantis do Brasil.
A primeira turma é composta por membros do judô, handebol e basquetebol. Ao todo 71 pessoas seguem para Blumenau, sendo 61 atletas, seis técnicos, dois fisioterapeutas e dois dirigentes da Fundesporte. A maior parte dos atletas e técnicos sairá amanhã da sede da Fundação, em Campo Grande.
Conforme o Comitê Olímpico do Brasil (Cob), Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 e 17 anos. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase quatro mil municípios.
O objetivo sul-mato-grossense é superar as 24 medalhas faturadas e o 12º lugar na classificação geral por unidades federativas na edição 2018, realizada em Natal-RN. A delegação do Estado foi ao Nordeste com 173 atletas. Neste ano, no Sul do país, o Time MS conta com 195, que disputam 13 das 14 modalidades da competição.
Em Cascavel-PR, no mês de setembro, na etapa Regional Amarela, a delegação sul-mato-grossense teve mais de 80% de aproveitamento, nas disputas coletivas (handebol, basquetebol, voleibol e futsal). O Estado foi que mais obteve medalhas, faturando sete vagas à final nas coletivas e 12 medalhas no total (quatro ouros, duas pratas e seis bronzes).
(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)