A menos de uma semana da estreia na Copa do Brasil, o Aquidauanense evita o foco no torneio nacional em que receberá no dia 5, no estádio Noroeste, o ABC de Natal-RN. À reportagem, no começo da tarde desta quarta-feira, o técnico Mauro Marino disse que a prioridade é a partida de sábado.
No fim de semana, também em Aquidauana – a 125 km de Campo Grande – o vice-campeão sul-mato-grossense estreia diante do Chapadão, às 15h. “Primeiro, o foco é no Estadual. Ele é que nos dá o acesso às competições nacionais”, argumentou o treinador em entrevista por telefone.
Com 25 jogadores no elenco, Marino afirma que o planejamento da comissão técnica é a priorizar a parte física e técnica dos jogadores. Questionado em que estádio de preparação o time estará contra a Serc, o técnico preferiu não apontar uma porcentagem. “A questão física evoluiu bastante e a técnica também”, reafirmou.
O comandante do Azulão admitiu que não poupará jogadores por causa do jogo contra o ABC de Natal. No duelo da Copa do Brasil, o representante do Estado precisa vencer para passar de fase. “Não vou preservar ninguém, a não ser por contusão”, pontua Marino, ao sinalizar que os titulares na abertura do Sul-Mato-Grossense serão a base na decisão do mata-mata nacional.
No grupo de atletas, alguns ainda carecem ser regularizados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para entrarem em campo. Da temporada 2019, nomes como do goleiro Diego, zagueiro Jaime, meia Agnaldo, e do atacante Tiziu figuram no elenco. O técnico acrescenta que chegaram jogadores do futebol local e de outros estados, além de quatro atletas da base do clube.
Caso passe do jogo de estreia, Azulão tem chances de encarar o Vasco
Só pela participação, o Aquidauanense – assim como o Águia Negra – receberá R$ 540 mil. Se surpreender o Alvinegro de Natal fatura mais R$ 650 mil. E, de quebra, a chance de enfrentar o Vasco-RJ. O time carioca joga na Copa do Brasil dia 12 com o Altos-PI. No mesmo dia, o Rubro-Negro de Rio Brilhante recebe o Sampaio Corrêa-MA, pela primeira fase. Se ganhar, espera o sobrevivente do mata-mata entre Ferroviária-SP e Avaí-SC.
Esta será a segunda vez que o time de Aquidauana joga a Copa do Brasil. Em 2012, caiu na primeira fase para o Bahia de Feira de Santana. Na ocasião, venceu o time baiano em casa por 1 a 0, mas perdeu de 2 a 0 o jogo da volta.
No ano passado, os representantes sul-mato-grossenses pararam na estreia. O Corumbaense ficou no empate sem gols com a Luverdense, no estádio Arthur Marinho, e o Operário foi goleado de 4 a 1 para o Botafogo-PB, no Morenão. Os algozes dos times locais foram eliminados na terceira fase.
(Texto: Luciano Shakihama)