Candidatos de baixa renda podem solicitar o benefício até esta sexta-feira (3), exclusivamente pela internet
Estudantes e vestibulandos interessados em ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) têm até esta sexta-feira (3) para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 100, referente ao Vestibular 2026 e ao Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE). O pedido deve ser feito pela internet, no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), banca organizadora dos processos seletivos.
A isenção pode ser concedida a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico), que comprovem ser de família de baixa renda e tenham concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada. Segundo o edital, treineiros do Vestibular não têm direito ao benefício. Segundo previsão da UFMS, o resultado da análise será divulgado em 10 de outubro.
As inscrições para ambas modalidades ingresso seguem abertas até 12 de novembro. No Vestibular, as provas objetivas e de redação serão aplicadas em 7 de dezembro, das 8h às 13h. Já no PASSE, as três etapas, voltadas a estudantes do ensino médio, ocorrerão em 14 de dezembro, no mesmo horário.
As provas serão realizadas nos 11 campi da UFMS: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. No caso do Vestibular, os candidatos concorrem às vagas em ampla concorrência ou pelo sistema de cotas. No PASSE, a escolha do curso é feita apenas na terceira etapa.
Para auxiliar os candidatos, a universidade oferece materiais de apoio, como o livro digital “Dicas para a Redação”, produzido pela Editora UFMS.
/
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram