Após o ataque cibernético ocorrido na semana passada na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), a instituição informou que os sistemas institucionais estão voltando de forma gradual ao seu funcionamento, com previsão de retorno total até a quinta-feira (5).
Já estão em funcionamento dos usuários os sistemas de Passaporte UFMS, SEI, internet via cabos, Google WorkSpace, Sigpós, Sites instiucionais, AVA, AVA Cursos, SGP e RMO. A conexão wi-fi nos câmpus segue comprometida.
Conforme a universidade, o crime cibernético foi registrado e encaminhado para análise da Polícia Federal, Procuradoria Jurídica e Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Também foi acionado o Centro Integrado de Segurança Cibernética do governo federal. Caso seja comprovado algum acesso não autorizado a dados de estudantes ou servidores, medidas jurídicas serão imediatamente tomadas.
Prazos e medidas
Devido o ataque, os prazos institucionais e para estudantes, bem como a devolução de livros na Biblioteca, e submissão de relatórios de projetos, por exemplo, terão os prazos ampliados. As aulas seguem normalmente nos câmpus, e podem ser adaptadas conforme orientação dos professores.
Como uma das medidas urgentes a fim de garantir a integridade e segurança dos dados, a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) alterou automaticamente todas as senhas dos usuários no Passaporte UFMS, que dá acesso aos sistemas.
Neste momento, os usuários da UFMS deverão alterar a senha do Passaporte UFMS – https://passaporte.ufms.br, que é pessoal e intransferível, de acordo com as diretrizes abaixo:
1- Não reutilize as últimas 4 senhas cadastradas;
2- Não utilize sequências de fácil identificação (números ou letras), partes do nome, CPF, data de nascimento e e-mail do usuário; e
3- A nova senha deve possuir, no mínimo, dez caracteres; (um) caractere de letra maiúscula; 1 (um) caractere de letra minúscula; 1 (um) caractere numérico; e 1 (um) caractere especial (! @ # $ % * – _ + = [ ] { } : , . ? < > ( ).
O serviço de alteração de senha já está disponível pelo link https://passaporte.ufms.br, no botão Recuperação de Senha. Após esta operação o usuário receberá um link no e-mail pessoal para a modificação da senha. Caso haja qualquer dificuldade, o contato da Agetic pelo WhatsApp é 3345-7292.
O caso
Os sites e serviços digitais da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) estão fora do ar desde a madrugada do dia 24 de setembro, devido à possível ataque cibernético a instituição de ensino.
Conforme nota da UFMS, a equipe da Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) identificou que por volta das 3 horas da manhã de domingo (24), houve um possível incidente de segurança nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e as senhas das contas de e-mails e drives institucionais.
Devido à possibilidade de ataque registrada no domingo, a universidade retirou do ar todos os sistemas computacionais e serviços digitais para mitigação de riscos e manutenção da segurança digital.