Processo seletivo oferece 274,8 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país
Os interessados em participar do processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 podem se inscrever até esta sexta-feira (23). A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, uma das principais mudanças é a possibilidade de participação de candidatos que tenham feito pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023, 2024 ou 2025. Para concorrer às vagas, é obrigatório já ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior, o maior número já disponibilizado pelo programa.
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos, indicando a primeira e a segunda opção. Também é obrigatório o preenchimento do cadastro socioeconômico. Aqueles que desejarem concorrer às modalidades de reserva de vagas, previstas na Lei de Cotas ou em ações afirmativas próprias das instituições, devem fazer essa opção no momento da inscrição.
A seleção será realizada com base na nota do Enem que resulte na melhor média ponderada, conforme os pesos definidos para cada curso. Para os candidatos que participaram de mais de uma edição do exame, o sistema do Sisu selecionará automaticamente a edição com melhor desempenho para cada opção de curso escolhida. As notas de treineiros não serão consideradas.
O resultado da chamada regular única está previsto para ser divulgado no dia 29 de janeiro, conforme o edital do processo seletivo.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram