Iniciativa também formou mais de 3 mil pessoas e destinou resíduos eletrônicos de forma sustentável
Ao longo de 15 anos, o programa Computadores para Inclusão viabilizou a instalação de 145 laboratórios de informática em Mato Grosso do Sul e a doação de 1.399 computadores recondicionados. A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações, ampliou o acesso à tecnologia em escolas públicas e espaços comunitários do Estado desde 2010.
Além da estrutura física, o programa também atuou na qualificação profissional. Nesse período, 3.148 pessoas participaram de cursos de informática e manutenção de computadores e celulares, realizados por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que unem formação técnica e reaproveitamento de equipamentos.
Em todo o país, o Computadores para Inclusão soma 70 mil computadores destinados a instituições públicas e projetos sociais, alcançando mais de 700 mil pessoas com ações de letramento digital e capacitação profissional.
O programa é baseado na economia circular, com o reaproveitamento de equipamentos descartados por órgãos públicos. As máquinas passam por recuperação nos CRCs e são direcionadas a escolas, associações, comunidades indígenas e quilombolas, áreas rurais, unidades socioeducativas e outros territórios com acesso limitado à tecnologia.
A iniciativa também contribuiu para a redução de impactos ambientais. Mais de 11 mil toneladas de resíduos eletrônicos já receberam destinação adequada no país, o equivalente a cerca de 1,2 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram