A greve dos servidores administrativos da Reme (Rede Municipal de Ensino), que começou pela manhã, deve ser finalizada ainda hoje (31), após o prefeito Marcos Trad publicar o decreto 6.600/2022 no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), aumentando o valor da bolsa-alimentação que passa a ser de R$ 350,00 para servidores públicos municipais ocupantes de cargo efetivo.
Sobre a alimentação das crianças, a diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Prof° Iracema Maria Vicente, que não quis ser identificada, disse que as refeições são normais e completas com todos os ingredientes.
“Tem lanche, tem refeição, aqui a nossa cozinheira ganhou prêmio, então ela faz além. Tem bolacha, ela faz pão, torta salgada para as crianças, tudo seguindo os ingredientes do cardápio. Tem as quatro refeições, tem suco, tem fruta, suco de polpa. Não falta nada”, disse a diretora.
A reportagem de O Estado Online foi à Escola Municipal Antônio José Paniago, que não é de período integral e que seus profissionais não aderiram à greve. O quadro de funcionários está completo e as denúncias de que o lanche está sendo feito apenas com bolacha de água e sal não foram confirmados. Representante da escola informou que os alunos não estão desassistidos na questão alimentar.
Já os pais de alunos, reclamam que as crianças não estão recebendo todas as refeições, e que há falta de verduras por conta de que o edital que precisa ser preenchido para a compra dos alimentos de pequenos produtores não está sendo realizado, pela falta de verduras desses produtores.
Desde o início do ano escolar muitos pais relatam que as crianças estão lanchando apenas bolachas de água e sal nos intervalos das aulas.