Mato Grosso do Sul vendeu 4.837 novos veículos, em maio, contra 3.995, em abril. O montante representa aumento de 21,08%. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O presidente da federação, José Maurício Andreta Junior, considera este avanço como um momento de estabilidade.
“O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das montadoras. Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta e nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade, o que já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”, conclui.
Entre os segmentos, a moto teve o maior volume vendido, no mês passado, sendo de 1.971 unidades, número 25,26% maior que as 1.576 comercializadas em abril.
Em seguida, estão os automóveis, com 1.609 emplacamentos, alta de 20,61% em relação ao mês de abril, quando foram registradas 1.334. No entanto, em comparação ao mesmo período do ano passado, o número é 7,9% menor, quando foram vendidos 1.747.
O acumulado nos primeiros cinco meses chegou à marca de 6.801 veículos. Gerente de vendas da Kampai, concessionária da Toyota na Capital, Leandro Tavares Montani comentou o aumento na venda de carros de passeio.
“O problema da falta de componentes eletrônicos registrado durante a pandemia foi superado, acabando com problemas que tivemos para a entrega de veículos de passeio, como o Corolla. No momento, o mercado está em alta. Nosso mercado é muito alavancado pelo agronegócio e os consumidores estão mais confiantes, mas também mais conscientes, procurando fazer a melhor compra, a melhor negociação, a melhor condição de financiamento”, pontua.
Na linha de comerciais leves, foram vendidos 618 veículos neste segmento, alta de 9,77% em relação ao mês anterior (563). Em comparação ao ano passado, o número ficou 8,98% inferior, quando foram vendidos 679. No acumulado de janeiro a maio, foram vendidos 2.775 comerciais leves.
No segmento de caminhões, foram emplacados 182 veículos novos, “salto” de 11,66% em relação ao mês de abril, quando foram comercializados 163 caminhões. Em relação a maio de 2021, é 22,22% menor que os 234 caminhões vendidos.
No montante dos primeiros cinco meses deste ano, já foram vendidos 885 veículos. As vendas de ônibus apresentam grandes oscilações sazonais. Em maio, a venda de 44 unidades resultou em aumento de 91,30% em relação ao mês anterior, quando foram comercializados apenas 23 ônibus. O acumulado dos cinco primeiros meses de 2022 é de 116 veículos comercializados.
Texto: Silvio Ferreira – Jornal O Estado MS.
Confira mais notícias em Jornal O Estado MS.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Gostei muito desse conteúdo de vocês sobre veículos novos, não conhecia esse site, encontrei no google. Vou acompanhá-los. Obrigada e fique com Deus!