As altas temperaturas do verão fazem com que a cer-veja seja um dos produtos mais comercializados durante o período e, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas devem aumentar 14,3% neste ano, impulsionadas pelas comemorações do Carnaval. Na Capital, supermercados e conveniências de diversos bairros da cidade preparam os seus estoques e acreditam em boas vendas, principal-mente de cervejas puro malte e bebidas destiladas, já que o consumidor está cada dia mais preocupado em experimentar os diversos tipos de cerveja que o mercado atualmente oferece.
Em supermercados como o Fort Atacadista, a aposta está em diversificar as opções de cervejas e bebidas, inclusive dando espaço para as cervejas produzidas no Estado, foi o que explicou o responsável pelo setor na rede, Luciano Antunes. “Além das marcas já conhecidas pelo grande público, há produtos de cervejarias especiais como a Colorado, por exemplo, que une o malte e o lúpulo a ingredientes tipicamente nacionais como a mandioca, o mel, o café e a rapadura. Outro destaque fica para a Patagônia, marca argentina que caiu no gosto do brasileiro com sua grande variedade de tipos, como Amber Lager, Bohemian Pilsener e Weisse. A produção regional também tem espaço no Fort Atacadista, com a Cervejaria Prosa. A marca 100% sul-mato-grossense valoriza a cultura regional. Tanto que suas cervejas foram batizadas com nomes que remetem à região, como a Sara-Cura (Irish Stout), Boiadeira (American IPA), Ipê (American Premium Lager), Toca da Onça (Belgian Blonde Ale), Piracema (Germam Weiss), Canta Galo (Irish Red Ale) e Corumbella (Weizen DoppelBock)”, informa.
No Comper, a expectativa é de que haja um incremento de até 15% nas vendas. “Vamos crescer 10% a 15% neste período”, afirmou a rede por nota. De acordo com a Mintel (Instituição de Pesquisas de Mercados e Negócios), o Brasil é o segundo mercado de cervejas mais inovador do mundo, estando atrás apenas dos EUA.
O proprietário da Gibinha Conveniência, localizada na Avenida Noroeste, Vila Planalto, Jamilton Saraiva, contou que, por estar próximo da Orla Morena, acre-dita que o aumento pode ser maior que o da média. “Há expectativa muito boa para o período, o cliente está procurando cada dia mais experimentar produtos diferentes, como as cervejas puro malte, produtos mais selecionados, ele está selecionando melhor e, por isso, é importante que os lojistas ofereçam também produtos especiais”, comenta.
Na região Central da Capital, José Santos, gerente da conveniência Toka dos Amigos, localizada na Rua Rui Barbosa, também afirma que as vendas deste ano serão melhores que as do ano passado e no fim do mês os estoques já serão preparados. “Estamos com boas expectativas, sim, acho que será melhor que ano passado. O fim de ano já foi melhor e o ano está parecendo que vai ser um pouco melhor. Cervejas vendem muito, mas as vodcas de baixo custo e corotes de sabor também vendem bem e são as bebidas do momento dos jovens”, conta.
Já na Conveniência Euclides da Cunha, localizada na Avenida Ceará, um dos atendentes, que preferiu não se identificar, informou que, após as vendas tímidas das festividades do Ano-Novo, acredita que o Carnaval será de uma forte retomada, pelo menos 15% maior que no ano passado. “Acho que neste período vamos ter uma venda principalmente de cervejas e bebidas destiladas, até um pouco mais na venda destas últimas. No Natal tivemos vendas muito boas, mas no Ano-Novo elas recuaram bastante. Então, o Carnaval vai ser a oportunidade de retomar as vendas e estamos na expectativa de que sejam até uns 15% maiores que no Carnaval passado”, finaliza. (Michelly Perez)