Varejo de MS cresce 0,3% em agosto e interrompe sequência negativa

Foto: Arquivo/Marcos Maluf
Foto: Arquivo/Marcos Maluf

Altas nas vendas ocorre após retração em julho; no acumulado do ano, setor mantém leve avanço de 0,1%, segundo IBGE

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 0,3% em agosto de 2025, em comparação com julho, segundo dados da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) divulgada nesta quarta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado interrompe a sequência negativa do mês anterior, quando o setor havia recuado 0,7%.

Na comparação com agosto de 2024, o volume de vendas também apresentou alta, de 0,4%. Com o desempenho, o acumulado do ano chegou a 0,1%, e a variação em 12 meses ficou positiva em 0,4%, indicando estabilidade no comportamento do comércio estadual.

O levantamento do IBGE investiga a receita bruta de revenda em empresas formais com 20 ou mais empregados, cuja atividade principal é o comércio varejista.

Já no varejo ampliado, que inclui a venda de veículos, motos, peças, materiais de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve queda de 0,6% em relação a julho, na série com ajuste sazonal. Ainda assim, a comparação com agosto de 2024 mostra alta de 1,8%, e o acumulado do ano registra avanço de 0,7%.

No cenário nacional, 16 das 27 unidades da federação apresentaram taxas positivas no varejo em agosto. Os maiores crescimentos foram observados no Rio Grande do Norte (2,6%), Maranhão (2,5%) e Paraíba (1,9%). 

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *